fbpx

O antigo PM Gérard Latortue, 88 anos, morreu na segunda-feira, 27 de Fevereiro, na sua residência na Flórida

CTN News

A notícia foi confirmada pela família do antigo chefe do gabinete do primeiro-ministro haitiano. De facto, Gerard Latortue que serviu como Ministro dos Negócios Estrangeiros sob a curta administração do Presidente Leslie Manigat, também antigo Primeiro Ministro do governo de transição presidido por Boniface Alexandre entre 2004 e 2006, faleceu na sua residência nos Estados Unidos na segunda-feira cedo, 27 de Fevereiro.
Um antigo alto funcionário das Nações Unidas, Gérard Latortue, natural de Gonaïves, chegou ao Gabinete do Primeiro Ministro após a partida forçada do ex-Presidente Jean Bertrand Aristide. Foi nomeado chefe do novo governo de transição sob a influência da comunidade internacional a 9 de Março de 2004, quando residia nos Estados Unidos à data da sua nomeação.

Latortue, que não tinha solução para a famosa “Operação Bagdade” e não conseguiu organizar eleições dentro do prazo de 90 dias que lhe foi concedido na altura da sua nomeação, declarou, contra todas as probabilidades: “estamos vinculados ao impossível”. Uma citação que ainda é uma mancha na história da política recente do país.