fbpx

Nordeste: De volta à escola no centro de uma mesa de consulta

CTN News

Por iniciativa dos funcionários da Direcção Departamental do Nordeste do Ministério da Educação Nacional e da Formação Profissional (DDNE-MENFP), realizou-se uma mesa de consulta na segunda-feira, 31 de Outubro de 2022, na Escola Fundamental de Aplicação e Centro de Apoio Pedagógico (EFACAP) de Fort-Liberté.

A convite dos funcionários do DDNE-MENFP, realizou-se uma reunião na presença, entre outros, de executivos da instituição e profissionais do sistema educativo, do director departamental da Polícia Nacional Haitiana (PNH), Marc André Cadostin, bem como de notáveis das várias comunas do departamento.

Nesta ocasião, o número 1 do MENFP no Nordeste da Dumay Joseph Edgard e outros membros da instituição, quiseram reflectir sobre novas alternativas a adoptar a fim de facilitar a reabertura das aulas este ano. Foram discutidos vários pontos, incluindo a questão da escassez de combustível que, segundo o director do departamento, é o principal elemento que impede o reinício das actividades escolares no território nacional, negando no entanto as reivindicações da população que exige a demissão do Primeiro-Ministro de facto Ariel Henry do poder.

Após os intercâmbios, não foi tomada qualquer decisão. No entanto, Joseph Edgard Dumay, anunciou que prosseguiriam as conversações entre os actores envolvidos a fim de encontrar os meios necessários para que o sistema educativo do Nordeste possa retomar as suas actividades através das instituições educativas deste departamento.

Finalmente, o DDNE do MENFP reitera a vontade e determinação do Ministro Nesmy Manigat, que diz estar a trabalhar com o resto do governo para tornar o início do ano escolar operacional em todo o território nacional.

Apesar da reabertura “ti pa ti pa” anunciada pelo chefe do Ministério da Educação Nacional e da Formação Profissional, as portas das escolas permaneceram fechadas em todo o território nacional.