As pessoas com deficiências físicas que participaram em actividades comemorativas do Dia Mundial das Pessoas com Deficiência expressaram o seu descontentamento com certas organizações e autoridades estatais. Para estas pessoas, estas organizações e o Estado haitiano só reconhecem a existência de pessoas que vivem com uma deficiência a cada 3 de Dezembro, data que assinala o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência.
Questionadas pelo Zoom Haiti News, estas pessoas denunciam o desprezo das autoridades e de certas organizações que as consideram como os pobres da sociedade.
Este é o caso de Renald, uma das pessoas que vivem com uma deficiência. Disse que tem dificuldade em conseguir pagar as contas por causa da sua deficiência, dizendo que é vítima de discriminação e trauma por parte das pessoas. Ele denunciou o laxismo do Estado que nada fez pelos deficientes e atacou certas organizações que fazem fortuna em nome dos deficientes que não beneficiam de nada em troca.
Deve notar-se que nenhuma actividade oficial foi organizada para comemorar o Dia Mundial dos Deficientes no departamento de Nippes.
You must be logged in to post a comment.