Patrocinador da última promoção de jovens licenciados no âmbito do programa da organização Regroupement des Citoyens pour le Renouveau des Nippes “RECERE-N”, o economista Etzer Emile aproveitou a sua visita ao departamento para fazer a sua análise da situação actual.
Interrogado sobre o movimento popular “bwa kale”, lançado pela população haitiana para travar as acções dos bandidos armados, o economista Etzer Emile afirmou que este movimento é o resultado de um Estado de direito falhado em que a população haitiana não tem confiança nos seus dirigentes.
Quanto à iniciativa do primeiro-ministro Ariel Henry de criar o conselho eleitoral, Etzer Émile não acredita que o actual primeiro-ministro possa organizar eleições no país. Convida-o antes a demitir-se, sublinhando que o país está mal administrado e que o futuro dos jovens é incerto.
600 jovens formaram-se em ladrilho, canalização, electricidade de construção, decoração, tecnologia de janelas e serigrafia na última turma da formação denominada “metyew se avni w”. Uma iniciativa da organização RECERE-N que se desenvolve na cidade de Fernand Hibbert.