fbpx

“Não, Chris Dodd não foi designado para ser o responsável pelo Haiti”, reage o Departamento de Estado

CTN News

Ao contrário das informações publicadas ontem por ZoomHaitiNews, o antigo senador Chris Dodd não foi formalmente “designado para ser o responsável pelo ficheiro do Haiti”. Foi o que disse um porta-voz do Departamento de Estado ao ZoomHaitiNews. O funcionário americano disse também que “o Departamento de Estado também não tem um cargo de negociador principal para o Haiti. “No entanto, reconheceu que estão em curso esforços para encontrar um interlocutor que possa facilitar o diálogo entre as partes envolvidas na crise haitiana.

“Os Estados Unidos, outros parceiros internacionais e os próprios interessados haitianos propuseram uma série de potenciais interlocutores ao longo do último ano para ajudar os protagonistas a ultrapassar as suas divergências”, disse um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano que solicitou o anonimato.

O funcionário também esclareceu o papel do antigo Senador Chris Dodd, que foi nomeado “como Conselheiro Presidencial Especial para as Américas, com base no seu papel de Conselheiro Especial para a Nona Cimeira das Américas, realizada em Los Angeles em Junho”. Nesta qualidade, “o Senador Dodd ajudará a avançar na implementação de iniciativas-chave que o Presidente Biden anunciou na Cimeira das Américas em Los Angeles, abrangendo cooperação económica, migração, saúde, direitos humanos, segurança alimentar, e outras prioridades”, esclareceu ele.

No entanto, o porta-voz não deu detalhes sobre o papel de Jonathan Powell também mencionado no artigo do ZoomHaitiNews. O diplomata britânico esteve no Haiti na semana passada, onde realizou reuniões com representantes do sector empresarial privado, da classe política e da sociedade civil haitiana.
ZoomHaïtiNews tinha também relatado no mesmo artigo publicado a 27 de Novembro de 2022 que o Secretário de Estado Adjunto dos EUA, Brian Nichols, deixaria de ser o responsável pelo ficheiro do Haiti.

Como Conselheiro Especial para as Américas, o antigo Senador Christopher John Dodd terá certamente uma palavra a dizer sobre a questão do Haiti. Mas ele não tem qualquer responsabilidade formal a este respeito, nós aprendemos.

you're currently offline