fbpx

México: A Organização da Ponte Haitiana chega para apoiar os migrantes

CTN News

Haitian Bridge Alliance é o nome de uma organização internacional com sede na Califórnia, EUA, que decidiu vir a Tapachula, Chiapas, para acompanhar os migrantes.

Esta iniciativa da Aliança da Ponte Haitiana oferece aos migrantes a possibilidade de compreender melhor o sistema de asilo dos Estados Unidos, a aprendizagem da língua espanhola, a assistência médica, o acompanhamento para as consultas de imigração.
Os migrantes são um grupo particularmente vulnerável, com um estatuto frágil e vivendo frequentemente em condições muito precárias. Quer estejam a fugir da pobreza, da guerra ou da perseguição, quer estejam documentadas ou sem documentos, estas pessoas estão no centro da missão da Aliança da Ponte Haitiana em Tapachula.

A ajuda e assistência desta organização internacional, nesta cidade fronteiriça como em qualquer outra parte do mundo, continuam a ser essenciais para lhes permitir viver em condições dignas e fazer valer os seus direitos, segundo a americana Nicole Phillips, directora da organização e Fredy Castillo, o responsável nesta cidade perto da fronteira guatemalteca.
A Aliança da Ponte Haitiana juntou forças na terça-feira 29 de Março de 2022 com outras organizações tais como IDEHU, Espacio Migrante, Fray Matías, Médecins du Monde e ARHT para ajudar os migrantes.
Fundada em 2015, por Guerline Joseph, a Aliança da Ponte Haitiana continua a ajudar os migrantes, especialmente os haitianos. Durante o mês de Abril, esta organização instalar-se-á também em Tijuana, uma cidade próxima da fronteira EUA-México na Baja California.

Ducasse Mackendy

Pages