A instalação destas duas comissões ocorre mais de um mês após o compromisso do governo de proceder a um subsídio específico dos preços dos combustíveis no mercado local.
Esta decisão foi tomada para enfrentar a raiva dos sindicalistas na sequência do aumento do preço dos produtos petrolíferos há pouco mais de um mês.
Fazem parte destas comissões representantes do sector sindical, do Ministério do Comércio, e dos distribuidores de produtos petrolíferos.
Os comissários são responsáveis por assegurar o cumprimento do memorando de entendimento entre o governo e os sindicatos de transportes públicos.
Também terão de fazer recomendações sobre o ajustamento dos preços dos combustíveis, disse o Ministro dos Assuntos Sociais e do Trabalho, Odney Pierre Ricot.
Por seu lado, o sindicalista Jacques Desroches, da FOSSA, falando em nome dos seus pares, disse que continuam particularmente ligados ao respeito da lei de 9 de Março de 1995 relativa ao ajustamento regular dos preços dos combustíveis e à fixação do custo dos transportes públicos.
O Ministro da Defesa, Enold Josué, os sindicalistas Duclos Bénissoit do MUTH, Monstès Joseph do FUTRAH, e Changé Méhu da APCH, também compareceram à reunião.