fbpx

Incidente da cerimónia do Óscar: Will Smith sancionou fortemente

Emmanuel Paul
Emmanuel Paul - Journalist/ Storyteller

O actor americano Will Smith não poderá participar nos Prémios da Academia durante os próximos 10 anos.
A decisão foi tomada na sexta-feira, após várias horas de discussões entre os líderes da Academia.

Will Smith ainda poderá ficar com o troféu que ganhou a 27 de Março de 2022. Também continua elegível para ser nomeado e ganhar outros prémios no futuro, disse a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas numa carta enviada aos seus membros na sexta-feira.

A CEO da Academia Dawn Hudson, o presidente David Rubin e o produtor Will Packer reconheceram que não “abordaram adequadamente a situação na sala” e pediram desculpa por “falharem – não estarem preparados para esta situação sem precedentes”. Também elogiaram a forma como o comediante Chris Rock tinha lidado com a situação, mantendo “a sua calma em circunstâncias extraordinárias”. Foram também dados agradecimentos aos anfitriões, nomeados, apresentadores e vencedores da noite pela sua compostura e graça durante o nosso espectáculo.

Não demorou muito tempo até que o director reagisse à decisão da direcção da Academia. “Aceito e respeito a decisão da Academia”, disse Will Smith através do seu porta-voz.

Aqui está a tradução completa da carta assinada pelo CEO da Academia, Dawn Hudson e pelo presidente David Rubin, respectivamente:

Os 94º Prémios da Academia destinavam-se a ser uma celebração das muitas pessoas da nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível durante o ano passado; no entanto, estes momentos foram ensombrados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que o Sr. Smith exibiu no palco.

Durante a nossa emissão, não abordámos adequadamente a situação na sala. Pedimos desculpa por isso. Esta foi a nossa oportunidade de dar o exemplo aos nossos convidados, aos nossos espectadores e à família da Academia em todo o mundo, e não o conseguimos fazer – não estávamos preparados para o que era sem precedentes.

Hoje, o Conselho de Governadores reuniu-se para discutir a melhor forma de responder às acções de Will Smith nos Óscares, para além de aceitar a sua demissão. A Direcção decidiu que, por um período de 10 anos a partir de 8 de Abril de 2022, o Sr. Smith não será autorizado a participar em quaisquer eventos ou programas da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, mas não se limitando, à cerimónia dos Prémios da Academia.

Queremos expressar a nossa mais profunda gratidão ao Sr. Rock por manter a sua calma em circunstâncias extraordinárias. Queremos também agradecer aos nossos anfitriões, nomeados, apresentadores e vencedores pela sua compostura e graça durante a nossa emissão.

A acção que estamos hoje a tomar em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo para um objectivo mais amplo de protecção da segurança dos nossos artistas e convidados e de restabelecimento da confiança na Academia. Esperamos também que esta acção possa marcar o início de um período de cura e restauração para todas as pessoas envolvidas e afectadas”.