fbpx

Imigração: O Departamento de Estado dos EUA autoriza a dispensa de entrevistas presenciais para certas categorias de vistos de não-imigrantes até ao final de 2023

CTN News

O Departamento de Estado norte-americano anunciou numa declaração que a administração norte-americana decidiu permitir aos funcionários consulares a dispensa de entrevistas presenciais para determinadas categorias de vistos de não-imigrantes até 31 de Dezembro de 2023.
Reconhecendo o impacto positivo das viagens de estudantes estrangeiros e de titulares de vistos de trabalho temporários na economia dos EUA, o Departamento de Estado norte-americano diz querer facilitar a viagem dos não-imigrantes e reduzir ainda mais os tempos de espera de vistos.
“Os funcionários consulares estão autorizados, até 31 de Dezembro de 2023, a continuar a renunciar, caso a caso, à realização de entrevistas presenciais para determinados candidatos à primeira vez e a repetir candidatos. Estas categorias de vistos são para trabalhadores temporários agrícolas e não agrícolas (vistos H-2), estudantes (vistos F e M), e visitantes de intercâmbio académico (vistos académicos J), bem como para certos indivíduos aprovados requerentes de visto de trabalhador temporário não-imigrante nas seguintes categorias: Pessoas em Profissões Qualificadas (vistos H-1B), Estagiários ou Visitantes Educativos (vistos H-3), Transferências Intra-empresas (vistos L), Pessoas de Capacidade ou Realização Extraordinária (vistos O), Atletas, Artistas e Animadores (vistos P), e Participantes em Programas de Intercâmbio Cultural Internacional (vistos Q); e Derivados Elegíveis. Estas renúncias são autorizadas por decisão do Secretário de Estado com a concordância do Departamento de Segurança Interna” informa o Departamento de Estado dos EUA.
“A dispensa da entrevista presencial aos requerentes que renovam um visto com a mesma classificação no prazo de 48 meses após a expiração do visto anterior foi previamente autorizada a permanecer em vigor até novo aviso”, acrescenta a agência norte-americana.
Esta decisão ajudará a reduzir os tempos de espera para a marcação de vistos nas embaixadas e consulados. Libertará a marcação de entrevistas presenciais para outros candidatos que requeiram uma entrevista, nota o Departamento de Estado.
O regulador dos EUA salienta que quase metade dos cerca de sete milhões de vistos não-imigrantes emitidos pelo departamento no ano fiscal de 2022 foram concedidos sem uma entrevista pessoal.
As embaixadas e consulados podem ainda requerer uma entrevista presencial, contudo, caso a caso e dependendo das condições locais, diz o Departamento de Estado dos EUA. Encoraja os requerentes de visto a consultar os sítios web das embaixadas e dos consulados para mais informações. Podem também consultar o site de viagens do Bureau of Consular Affairs dos EUA.
Fonte: https://www.state.gov/extension-of-interview-waivers-for-certain-nonimmigrant-visa-applicants/