fbpx

Imigração: Boas notícias para os requerentes de asilo nos EUA

Emmanuel Paul
Emmanuel Paul - Journalist/ Storyteller

Os requerentes de asilo nos EUA já não terão de esperar 12 meses para requerer a sua autorização de trabalho após a apresentação do seu pedido. Podem agora requerer este documento 6 meses após a apresentação do seu pedido de asilo.

Esta decisão foi tomada a 7 de Fevereiro de 2022 por um juiz em Washington DC que ordenou à administração de Joe Biden que restabelecesse o período de espera para 180 dias (6 meses).
A notícia foi publicada na conta do advogado de migração Frandley Denis Julien no Facebook.
O antigo Presidente Donald Trump tinha decidido fixar o período de espera em 12 meses. Esta decisão enfureceu os defensores dos direitos dos imigrantes que processaram o governo para restabelecer o período de espera aos 6 meses, uma prática de longa data que Donald Trump decidiu mudar para desencorajar os imigrantes de pedirem asilo nos EUA.
O Departamento de Segurança Interna também anunciou outras alterações ao sistema de migração dos EUA.
De agora em diante, serão emitidos cartões de trabalho por um período de 24 meses para certas categorias de imigrantes. “A partir de hoje, a USCIS concederá geralmente DAE novos e renovados, válidos por dois anos, aos candidatos das seguintes categorias: Admitido como Refugiado (a)(3); Concessão de Asilo (a)(5); Retenção de Deportação ou Afastamento (a)(10); e Auto-Aplicante VAWA (c)(31),” disse o serviço de imigração numa declaração enviada ao ZoomHaitiNews.
Para os imigrantes em liberdade condicional, os cartões de autorização de trabalho serão emitidos durante o período da sua elegibilidade. Qualquer expiração ou revogação da liberdade condicional (normalmente chamada liberdade condicional antecipada) resultará também na revogação do cartão de trabalho. Os imigrantes considerados por esta decisão são aqueles que foram “colocados em liberdade condicional nos Estados Unidos por razões humanitárias urgentes ou de benefício público significativo (c)(11); e Acção Diferida Concedida (não-DACA) (c)(14)”, disse o DHS, esperando que “o aumento do período máximo de validade dos DAE para estas categorias ajudará a reduzir os atrasos de processamento, diminuindo a frequência e o número de vezes que estes candidatos devem renovar os seus DAE e ajudará a evitar lacunas na autorização de emprego e na documentação.
Antes das eleições intercalares, serão também tomadas outras disposições em relação aos imigrantes nos EUA ilegalmente. Espera-se que seja aprovada uma nova extensão ou redesignação do Estatuto de Protecção Temporária para migrantes de países designados pelo TPS, incluindo o Haiti.
Membros do Congresso já estão em conversações com a administração de Joe Biden neste sentido, disse a Congressista Yvette D. Clarke, do nono distrito de Nova Iorque, numa entrevista exclusiva ao ZoomHaitiNews.