fbpx

Haiti-Justiça: Início das audiências correccionais no tribunal da secção sul

CTN News

As audiências correccionais começaram oficialmente, esta quinta-feira, 22 de Dezembro de 2021, no tribunal da secção sul de Port-au-Prince como parte da luta contra a prisão preventiva prolongada. Uma iniciativa tomada pelo Ministério Público da capital.
187 casos de detidos em estado de julgamento serão tratados durante estas audiências que terminarão a 22 de Janeiro de 2022, disse o Decano do Tribunal de Primeira Instância de Port-au-Prince, Bernard Sainvil.

Bernard Sainvil deu a garantia de que estas audiências terão lugar com transparência e de acordo com a lei. Estas audiências não dizem respeito aos condenados, segundo o reitor, argumentando que a lista de prisioneiros que será submetida será examinada.

O director executivo do Instituto Móvel de Educação (IMED) Kethly Julien saudou esta iniciativa tomada pelo Ministério Público de Port-au-Prince como parte do processo de descongestionamento dos centros prisionais desta jurisdição.

Kethly Julien expressou o desejo de que todas as 18 jurisdições do país pudessem beneficiar de audiências correccionais intensivas.

Ela sublinhou que a prisão preventiva prolongada é um dos maiores problemas sofridos pelos prisioneiros.
O Instituto de Educação Móvel IMED apela às autoridades para trabalharem em prol do respeito dos direitos humanos no país.

A audiência correccional deste mês realiza-se no Tribunal de la section Sud devido ao clima de insegurança no Bicentenaire.