Os representantes da CARICOM iniciarão uma visita ao Haiti na segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2023.
O objectivo da missão será discutir com todas as partes o pedido do governo haitiano de uma missão internacional de paz no Haiti.
O anúncio foi feito quinta-feira pelo ministro dos negócios estrangeiros da Caricom, Amery Browne, de acordo com a agência noticiosa online NewsDay.
O funcionário da Caricom insistiu, contudo, que é “prematuro falar sobre o envio de tropas” para o Haiti.
“Seria realmente uma questão de trazer o governo do Haiti tal como está agora, o serviço nacional de polícia haitiano, elementos da oposição e outros intervenientes chave para a mesa e analisar quais seriam os próximos passos mais prudentes”, o ministro dos negócios estrangeiros foi citado pela NewsDay como tendo dito.
A decisão de enviar uma missão ao Haiti foi tomada na 44ª reunião regular dos Chefes de Estado e de Governo da Caricom, que teve lugar na semana passada nas Bahamas”, noticiou NewsDay.
“Uma decisão chave tomada pelos nossos chefes de governo nas Bahamas foi a decisão de lançar uma missão especial ao Haiti para ter reuniões preliminares com uma série de intervenientes chave”, disse o Dr. Amery Browne, acrescentando: “Esta força tarefa será criada nas Bahamas e depois transportada das Bahamas para o Haiti pela Força de Defesa Bahamiana”.
Representantes do Canadá também participarão nesta missão com o objectivo de “abordar a situação no Haiti o mais rapidamente possível”.
Os nossos editores foram informados desta visita através de um tweet do embaixador do Canadá no Haiti, Sébastien Carièrre, partilhando o artigo da NewsDay.