fbpx

Eleições primárias na Flórida: Espectaculares performances de candidatos de origem haitiana

Emmanuel Paul
Emmanuel Paul - Journalist/ Storyteller

Após a eleição da Congressista Sheilla Cherfilus McCormick em janeiro passado, a comunidade haitiana da Flórida terá a oportunidade de fazer história nos EUA. Quase uma dúzia de candidatos de origem haitiana ganharam as eleições primárias realizadas no estado da Flórida em 23 de agosto de 2022.

Pela segunda vez consecutiva, Sheila Cherfilus McCornick ganhou as primárias com mais de 45.052 votos ou 65,5%. Seu concorrente mais próximo, Dale Holness, recebeu apenas 19.737 votos ou 28,7%. A Anika Tene Omphroy chegou em último lugar com 5,8% dos votos. Com este resultado, Sheila Cherfilus-McCormick está quase certa de representar os cidadãos do 20º distrito da Flórida, dominado pelos democratas.

Outra grande vitória para a comunidade haitiana na Flórida foi a de Naomi Blemur, candidata a Comissária de Agricultura e Serviços ao Consumidor da Flórida. Uma posição extremamente importante. Tendo obtido 50,5% dos votos, Naomi Blemur derrotou Ryan Morales: 30% e Jacques Rene Gaillot Jr: 19,2%. Ela enfrentará o republicano Wilton Simpson, que derrotou facilmente James Shaw com 64,7% dos votos para o primeiro e 35,3% para o segundo. O cargo é ocupado por um democrata desde 2019. Nikki Fried não tinha decidido candidatar-se ao mesmo cargo. Em vez disso, ela decidiu candidatar-se ao cargo de governadora, que foi ganho nas primárias democratas pelo ex-governador Charlie Crist com 59,7% dos votos e apenas 35,3% para Nikki Fried.

Para o cargo de comissário do segundo distrito de Miami Dade, dois candidatos haitianos se enfrentarão no segundo turno. Philippe Bien-Aimé e Marleine Bastien receberam 26% e 24% dos votos respectivamente, enquanto William DC Clarke recebeu 21% em comparação com 18% para Wallace Aristide, 7% para Joe Celestin e 4% para Minique Barley-Bayo. Quatro haitianos de origem haitiana concorreram para a posição em um distrito dominado por haitianos.

Marleine Bastien, que tem sido ativa na comunidade por muitos anos, pretende capitalizar seu trabalho e ações como ativista dos direitos humanos para derrotar Philippe Bien-Aimé, que também é muito popular na comunidade. Mas os eleitores não estavam no ponto de encontro durante as primárias de 23 de agosto de 2022. Menos de 20.000 pessoas compareceram para votar em um Conté de mais de 720.000 habitantes.

No distrito 108, Dotie Joseph, nascido no Haiti, ganhou as primárias com 10.086 votos (53%), seguido por Michael Etienne, 4.973 votos (26%), e Roy Hardemon que recebeu 3.805 votos (20%). Ela ocupava esta posição muito importante no estado da Flórida desde 2018. Quanto ao 20º distrito, Dotie Joseph está certo de sua reeleição, pois seu município é dominado pelo Partido Democrata.

No Judiciário, os candidatos de descendência haitiana também causaram uma forte impressão. Dos 7 julgamentos do circuito, 2 candidatos haitianos venceram as eleições. No 11º Grupo 3 do Circuito Judicial, Lody Jean ganhou por uma larga margem com 151.177 votos ou 57% dos votos contra 114.940 votos (43%) para Teressa Maria Cervera.

Por sua vez, Fred Seraphin ganhou a primária para o cargo de Juiz do Condado no Grupo 5 em Miami Dade. Ganhou 150.390 votos (57%) contra 115.780 votos (43%) para Renier Diaz de la Portilla.

No Distrito 101, Marie Paul Woodson ganhou a eleição para representar este distrito na Câmara dos Deputados da Flórida nas eleições gerais.  Ela recebeu 74,1% dos votos contra o candidato republicano Vincent Parlatore, que recebeu apenas 25,9%.

Nascida em Port-de-Paix, Haiti, Marie Paul Woodson emigrou para os Estados Unidos em 1981, onde obteve um diploma de associada em administração pública pelo Miami Dade College, um bacharelado em justiça criminal pela Florida International University e um mestrado em administração e gestão pública pela University of St. Thomas.