Diplomacia é única alternativa para solucionar atritos entre Rússia e Ucrânia, diz ONU

CTN News

 

Após semanas de tensões crescentes em torno da Ucrânia, com relatos de que a Rússia teria enviado mais de 100 mil soldados e armas pesadas para regiões fronteiriças, o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) realizou na segunda-feira (31) sua primeira reunião para discutir maneiras de diminuir a crise. De acordo com o secretário-geral, António Guterres, “não pode haver alternativa à diplomacia e ao diálogo”.

Destacando as “preocupações de segurança complexas e de longa data e as percepções de ameaças que foram levantadas”, a subsecretária-geral para assuntos políticos e de consolidação da paz, Rosemary A. DiCarlo, repetiu que deve ser evitada qualquer intervenção militar envolvendo a Rússia ou forças da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), agora também em alerta máximo.

DiCarlo disse que qualquer incursão de um Estado no território de outro seria contra o direito internacional e a Carta das Nações Unidas. Segundo ela, é relatado que, além dos cem mil soldados em solo russo ao longo da fronteira da Ucrânia, números não especificados de tropas e armamentos russos também estão sendo enviados para Belarus antes de exercícios militares conjuntos em larga escala em fevereiro nas fronteiras com a Ucrânia, Polônia e os Estados Bálticos.

Os membros da Otan também estão planejando desdobramentos adicionais nos Estados-Membros da Europa Oriental, e a aliança informou que 8,5 mil soldados estão agora em alerta máximo.

Oficiais do Serviço de Segurança da Ucrânia (Foto: WikiCommons)

“Acusações e recriminações entre os vários atores envolvidos nas discussões em andamento criaram incerteza e apreensão para muitos de que um confronto militar é iminente”, disse DiCarlo, que também saudou as discussões diplomáticas em andamento, dizendo que a ONU espera que uma desescalada bem-sucedida fortaleça a paz e a segurança na Europa.

Esses esforços incluem uma reunião de 13 de…

Leia o artigo completo AQUI

Pages