O Conselho de Segurança das Nações Unidas está preocupado com a deterioração da situação no Haiti, onde bandos armados estão a cometer actos de violência. O Conselho congratulou-se com o facto de o Secretário-Geral ter apelado à presença de uma força internacional no Haiti para restabelecer a ordem. Numa declaração emitida na segunda-feira, o Conselho condenou a escalada de violência, as actividades criminosas e as violações dos direitos humanos que estão a perturbar a paz, a estabilidade e a segurança na região.
Os raptos, a violência sexual, o tráfico de pessoas, as execuções arbitrárias e o alistamento de crianças em bandos armados são particularmente preocupantes, afirmou o Conselho, apelando a que os autores destes crimes sejam levados a tribunal.
O Conselho debateu igualmente o seu papel no regime de sanções em vigor desde Outubro último, que visa os chefes dos bandos, mas que actualmente afecta apenas uma pessoa, Jimmy Cherizier, apelidado de “Barbecue”.
Os membros do Conselho debateram o último relatório do Secretário-Geral António Guterres, que reiterou o apelo ao envio de uma força armada internacional especializada para o Haiti para ajudar a polícia haitiana a restabelecer a ordem.