fbpx

Brasil: apoiantes bolonarianos protestam contra os resultados da segunda volta das eleições presidenciais

CTN News

Cerca de 24 horas após os resultados das eleições presidenciais brasileiras deram a Luis Ignacio Lula da Silva a vitória sobre Jair Bolsonaro, apoiantes do presidente em exercício manifestaram-se em várias grandes cidades do país, para protestar contra os resultados.

As auto-estradas de quase 23 estados foram bloqueadas por pneus e ocupadas por camionistas. Estes manifestantes não aceitam o veredicto das urnas. Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, e Tocantins foram os estados afectados.

O presidente eleito deverá tomar posse no Palácio do Planalto no dia 1 de Janeiro de 2023. Embora o actual presidente não tenha comentado a efusão de apoiantes nas ruas, o Supremo Tribunal Federal do país formou uma maioria na madrugada de 1 de Novembro para exigir o desbloqueio das estradas. Segundo uma declaração do Inspector Christiano Vasconcellos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) à CNN Brasil, a ordem para desbloquear as auto-estradas é imediata, sublinhando que os agentes já tomaram medidas e que isto será feito de forma gradual e rápida.
O silêncio de Jair Bolsonaro quase 48 horas após a coroação de Lula, o seu adversário, estaria na base desta reacção entre os seus apoiantes, de acordo com muitos.