fbpx

Acordo de Montana_Eleição: Fritz Alphonse Jean eleito presidente provisório

CTN News

Após uma eleição de segundo grau no Conselho Nacional de Transição (CNT) do Acordo de Montana, este domingo, 30 de Janeiro, no hotel Ritz Kinam na Avenue Panaméricaine, Pétion Ville, Fritz Alphonse Jean foi eleito presidente provisório. O antigo senador do Oeste da 49ª legislatura, Steven Irvenson Benoit, que não obteve 50% mais 1 dos votos, está na segunda volta com o antigo senador Édgard Leblanc Fils para o cargo de primeiro-ministro.

Após uma sessão de votação pública, Fritz Alphonse Jean, antigo governador do banco central, obteve 25 votos em 42, enquanto Édgard Leblanc Fils, antigo senador da república, obteve 15.

“Este é mais um passo no processo de acordo de Montana. Ainda há muito a fazer para tirar o país da crise”, disse Magalie Comeau Denis, membro do Bureau de Suivi, que felicitou os candidatos pela sua serenidade, o nível de debate e o respeito mútuo. Este resultado é o primeiro passo para alargar o consenso, disse a Sra. Denis. “Espero que todos juntos, os actores políticos de todos os quadrantes, se juntem à dinâmica consensual para resolver a crise haitiana”, disse Magalie Comeau Denis.
As eleições tiveram lugar na presença de membros do Bureau de Suivi de l’accord, representantes das organizações signatárias e dos meios de comunicação locais.

Pages