fbpx

A RENAGSANG suspende as suas actividades para exigir a libertação do seu porta-voz Jean Thony Lorthé

CTN News

A Rede Nacional de Grupos de Sangue Negativo de Rhesus (RENAGSANG) anunciou na sexta-feira que suspendia todas as suas actividades para exigir a libertação do seu porta-voz, o jornalista Jean Thony Lorthé, bem como do seu irmão e de outro parente raptado desde 3 de Fevereiro de 2023, em Laboule 12, um bairro situado nas alturas de Petion-ville (arredores orientais da capital) controlado por grupos armados.

O Renagsang, que honrou as actividades anteriormente planeadas muito antes do rapto do seu porta-voz, lamentou que nada tenha sido feito até agora, apesar da marcha pacífica organizada pela Rede em conjunto com a corporação jornalística.

“Mais de quinze dias após o seu rapto, juntamente com dois familiares, os raptores estão a fazer ouvidos de mercador apesar dos vários apelos à sua libertação de diferentes sectores da vida nacional. Esta suspensão de actividades é o último recurso da organização tendo em conta o trabalho humanitário de Ranagsang, no qual Lorthé está muito envolvido”, disse a Rede Nacional de Grupos de Sangue Negativo de Rhesus numa declaração assinada pela sua coordenadora Nancy Lainé.

O Ranagsang recorda que entre 11 e 15 de Fevereiro, em conjunto com o centro de formação em primeiros socorros e paramédicos do Haiti (CEFOSEPH), foram recolhidos 63 sacos de sangue para o benefício de mais de 150 pessoas. “Não podemos continuar a salvar vidas enquanto a vida do nosso porta-voz estiver ameaçada”. Devemos salientar que esta suspensão não ficará sem consequências na vida de centenas de pessoas à espera de sacos de sangue, especialmente de pessoas rhesus-negativas”, concluiu a declaração.