A Associação SAVERGI organizou no sábado 25 de Dezembro de 2021, um dia de Natal com as crianças de Grand-Gosier, durante o qual as crianças puderam comer com os membros da associação que estiveram presentes e receberam brinquedos para a ocasião. Esta actividade foi realizada no Liceu de Grand Gosier, na localidade de Marjofrey. Cerca de 150 crianças receberam um presente de Natal. Esta foi uma forma dos membros da SAVERGI ajudá-los a alegrar esta época festiva no contexto da grave crise que o país está a atravessar. Os desafios sócio-políticos, económicos e de segurança estão a afectar gravemente a capacidade das famílias para satisfazerem as suas necessidades básicas. O poder de compra das famílias diminuiu significativamente. Assim, a possibilidade destes pais oferecerem brinquedos aos seus descendentes durante este período é completamente restrita.
O principal objectivo desta actividade era ajudar as crianças mais desfavorecidas, aquelas que não têm meios para celebrar ou para comprar presentes de Natal, disse o presidente da SAVERGI. Um gesto de solidariedade, acrescentou ele. Cada criança recebeu uma refeição quente durante o dia. A Dra. Verna Cinéus salientou que este é o segundo ano consecutivo em que a organização organiza este tipo de actividade. Marjofrey é uma área isolada. Os membros da organização queriam apoiar estas crianças que vivem numa situação de extrema vulnerabilidade, disse um dos membros, o Sr. Leonel Pierre.
As crianças são o futuro do país”, disse o presidente da SAVERGI. Todas as crianças são iguais, independentemente do país em que vivem. Verna Cinéus defende a causa desta última e acredita que todas as crianças devem ter as mesmas oportunidades para celebrar o Natal, que é certamente o feriado das crianças. As crianças estavam realmente na alegria durante este dia de distribuição de brinquedos.
O Doutor Cineus através das acções da SAVERGI quer trazer um pouco de alegria ao coração das crianças desfavorecidas para que possam crescer nesta sociedade com um sentido de igualdade. O seu futuro deve ser garantido, o caminho deve ser aberto para que se tornem cidadãos honestos, a sua infância deve ser marcada por acções que os encorajem à solidariedade, Sr. Cinéus martelado. Eles devem ser educados na felicidade e devem ser felizes e não deixar que a insegurança social se apodere, acrescentou.
SAVERGI envia uma mensagem de solidariedade e compaixão a todas as crianças do Haiti e deseja desenvolver nelas as noções de partilha, ajuda mútua e solidariedade. Dar brinquedos no final do ano é uma tradição que remonta à antiguidade e os membros da SAVERGI pretendem, apesar da crise no Haiti, perpetuar esta tradição para a felicidade das crianças.