fbpx

220.º aniversário da bandeira nacional: uma oportunidade para o Haiti renascer, segundo Fritz Alphonse Jean

CTN News

Por ocasião da celebração do 220º aniversário da bandeira nacional, o presidente eleito do Acordo de Montana, num vídeo publicado nas redes sociais, manifestou a sua preocupação com a presença das autoridades governamentais de facto na segunda cidade do país. Um acto que estraga a celebração do dia da bandeira, lamenta o antigo governador do banco central, que vê nesta data simbólica a oportunidade de o Haiti se reerguer das suas cinzas.

Contrariamente à tradição, o governo de facto liderado pelo neurocirurgião Ariel Henry insistiu em transferir a celebração do dia da bandeira para a cidade do Cabo, devido à inacessibilidade da estrada nacional número 1 ao nível de Canaã, controlada por poderosos grupos armados.
Fritz Alphonse Jean denunciou as autoridades actuais que, segundo ele, estão em conluio com grupos criminosos e continuam a semear o caos no país.

O economista criticou igualmente as autoridades estatais, que considera incapazes de garantir o direito à segurança, à saúde e à educação.
Assim, Fritz Alphonse Jean encoraja-as a virar as costas aos bandos armados para mudar a situação no país.

Ainda defendendo uma transição de ruptura, o líder político convida a população a aderir ao acordo de Montana para o advento de um novo Haiti.