fbpx

21 de Dezembro Acordo: Os proponentes do Acordo de Montana desmantelam a abordagem do Primeiro-Ministro Ariel Henry

CTN News

Reunidos esta quinta-feira, 29 de Dezembro de 2022, no Centro de Convenções do Caribe, após um retiro de dois dias, os signatários do Acordo de Montana desaprovaram o documento intitulado “Consenso Nacional para uma transição inclusiva e eleições transparentes” assinado pelo Primeiro-Ministro Ariel Henry com vários representantes de partidos políticos, organizações da sociedade civil e do sector empresarial privado para encontrar uma solução para a crise. Este movimento é menosprezado pelos apoiantes do acordo de 30 de Agosto de 2021, comummente referido como o acordo de Montana. Chamaram-lhe partidarista e demagógico.

O presidente eleito do acordo de Montana, Fritz Alphonse Jean, desnudou as manobras do governo de Ariel Henry através da assinatura do documento conhecido como “Consenso Nacional para uma transição inclusiva e eleições transparentes”. Segundo Fritz Alphonse Jean, este novo acordo visa reforçar o poder de Ariel Henry e organizar eleições fraudulentas em benefício dos seus candidatos, ao mesmo tempo que conduz o país à catástrofe.

Sustenta que o governo em exercício quer consolidar o seu poder a todo o custo no interesse dos seus aliados que estão a esbanjar os fundos das instituições públicas, citando por exemplo a Administração Geral das Alfândegas (AGD), a Direcção Geral dos Impostos (DGI) e o Banco Nacional de Crédito (BNC).

O economista Fritz Alphonse Jean, que tomou a iniciativa do governo de criar um alto conselho de transição, disse que os signatários do acordo de Montana não autorizaram ninguém a assinar o documento político de 21 de Dezembro em resposta a uma nota publicada pelo Grupo (GROSAM) que apresentava como signatário do acordo de Montana e que tinha rubricado o documento proposto pelo Primeiro-Ministro para, disse ele, testar a boa fé do governo
A cidadã Magalie Comeau Denis disse que o grupo conhecido como (GROSAM) não aparece na base de dados da iniciativa Montana.

Os membros do acordo de 30 de Agosto de 2021 dizem optar por uma solução haitiana para a crise, enquanto renovam a sua vontade e empenho em encontrar um consenso a fim de pôr em prática a transição da ruptura.