fbpx

“Zanmi Femme”: a derrapagem de Zafem?

CTN News

Há apenas alguns dias, a banda Zafem lançou o seu primeiro álbum que incendiou as redes sociais e todas as plataformas de streaming do mundo.

De acordo com uma publicação do líder deste grupo musical, em apenas alguns dias, o álbum já alcançou o número 5 numa plataforma, depois de nomes internacionais como Ed Sheeran com o seu álbum Deluxe, Various artists, Justin Moore com a sua obra Stay Dog e The Smashing Pumpkins.
Analisando o álbum de um ponto de vista literário, o escritor e poeta Daniel Loriston elogiou “dois deuses arrogantes” da poesia.

No entanto, algumas feministas levantaram a voz para pedir a Dener Ceide e Réginald Cangé que retirassem a faixa “Zanmi Femme” do álbum LAS. Consideram que se trata de uma apologia do sexismo, uma promoção contínua da discriminação baseada no género através desta canção já popular.

Neste texto, tentaremos evidenciar os traços sexistas à luz dos avanços registados na emancipação e nos direitos das mulheres.

Antes de mais, o que é um texto sexista? Como é que podemos detectar características sexistas num texto?
“Um texto é considerado sexista quando veicula preconceitos ou estereótipos de género que podem ser discriminatórios ou ofensivos para um grupo de pessoas devido ao seu sexo. Os textos sexistas podem assumir muitas formas, desde piadas sexistas a insultos sexistas, passando por representações inadequadas ou degradantes de mulheres ou homens.

“Para detectar apelos sexistas num texto, é importante prestar atenção aos estereótipos de género que são veiculados. Os estereótipos de género são crenças culturais generalizadas de que os homens e as mulheres têm características e papéis diferentes, que podem ser limitadores ou discriminatórios. Os estereótipos de género podem manifestar-se sob a forma de preconceitos ou generalizações, e podem muitas vezes ser identificados pela utilização de certas palavras ou frases que descrevem as mulheres ou os homens de forma imprecisa ou redutora” (sic).
“Os textos sexistas podem também conter exemplos de discriminação de género, tais como comentários sobre a aparência ou as capacidades das mulheres ou dos homens, ou estereótipos relacionados com a sexualidade ou a violência. Em alguns casos, os textos sexistas podem ser subtis ou implícitos, e pode ser necessário considerar o contexto em que são utilizados para determinar se são ofensivos ou discriminatórios.

Pages