fbpx

Uma aposta de sucesso para a 1ª edição da exposição Vodou em França

CTN News

Estamos no número 34 da rue de l’escouvrier, no distrito 95 de Paris, a 27 de Agosto de 2022. A primeira edição da exposição Vodou está a abrir com grande pompa em França.


É meio-dia sem um segundo de atraso e a porta principal abre-se para acolher o público em geral.

Dentro deste lugar onde se realiza a primeira edição da exposição de Vodou, nada é exposto ao acaso. Nenhum objecto é insignificante, mesmo a roupa destes praticantes da espiritualidade ancestral que é Vodou.

É sob o signo do encontro e do convívio caro à espiritualidade Vodou que a primeira edição deste evento, apoiado pela associação Un Geste Pour Haïti, abre.

Um evento destinado a celebrar, honrar e promover a tradição haitiana, através da música, dança e gastronomia local.

Sorrindo << Para esta primeira edição da feira de vodou, há algo a vangloriar-se, segundo Stephanie Clermezine Larrieux, membro da comissão organizadora deste evento >>.

Neste cartaz que é partilhado em loop nas redes, são cerca das 12:00, e já para não se atrasar o público em geral vem em pequenos grupos e em cada rosto é desenhado este desejo de conhecer o menu desta primeira edição, de se encontrar e adquirir alguns objectos raros aqui.


Do lenço do Papa Ogou ao facão, da cruz do Barão Samedi ao cachimbo do primo Zaka, estilistas, artesãos, pintores estão a expor nos seus respectivos lugares, dentro deste belo edifício digno de um espaço festivo.

Já para não falar da adivinhação no local, da cerimónia tradicional do chá de ervas do Haiti, da tchaka, do chocolate e de outros produtos a que o público em geral tinha direito sem qualquer custo.
《 Îci ça se passe comme dans les villes de provinces en Haïti, il y a toujours un peu de café dans une cafetière de la maison et du pain pour offrir aux invités avec la plus grande hospitalité du monde 》 ” ougan Emmanuel, membre du comité”.

Sorte e intervenções no local sobre temas relacionados com o evento

Esta nova manobra de alguns vodouistas haitianos que vivem em França visa destacar obras pictóricas, artesanato, esculturas, costura, e outros elementos relacionados com a espiritualidade vodou. Zoomhaitinews teve a primeira impressão de James Fleurissaint que trabalha na secção de comunicação deste evento.

Ele é um artista e vodouista. Vive em Paris há três anos, onde estuda artes performativas na Universidade de Paris Nanterre e trabalha nos seus projectos artísticos.