Tapatchula: 730 autocarros foram utilizados para transportar 35.000 migrantes

CTN News

De 11 de Novembro a 22 de Dezembro de 2021, 730 autocarros foram utilizados para transportar 35.000 migrantes de diferentes nacionalidades, principalmente haitianos, que foram enviados para 14 estados da República Mexicana, informa o Instituto Nacional de Migração (INM).
Após o colossal trabalho realizado nos últimos dias pelo Instituto Nacional de Migrações e pela Guarda Nacional, graças a um forte mecanismo de segurança, os últimos migrantes haitianos que tinham permanecido num campo improvisado na estrada de Los Palacios durante quinze dias foram transferidos esta semana. Cerca de 35.000 migrantes foram evacuados de Tapachula após mais de um mês de residência no Estádio Olímpico, na Auto-Estrada Los Palacios e no Parque Ecológico.
Alguns migrantes encontravam-se em grandes dificuldades em diferentes bairros de Tapachula; durante esta semana, a transferência de migrantes para 14 estados da República Mexicana foi acelerada.

Neste momento, no desvio sudeste, à beira da estrada, havia mais de 10 toneladas de lixo que estão a ser levantadas pela Câmara Municipal de Tapachula e transferiram todo o tipo de lixo para a lixeira municipal, para além de ventiladores, drásticas, tapetes, roupas, etc…

Durante mais de 3 horas, os trabalhadores da Câmara Municipal de Tapachula iniciaram a tarefa titânica de recolher mais de 10 toneladas de lixo com 7 veículos, a fim de evitar que esta área se transformasse numa lixeira. Entretanto, o pessoal do Instituto Nacional de Migrações salvou todos os migrantes que se encontravam na zona, tendo permanecido nas margens da estrada circular Sur Oriente, onde corriam o risco de serem atropelados por veículos pesados de mercadorias.
Os 35.000 migrantes serão assistidos em 14 estados mexicanos para obter um visto humanitário e poder trabalhar em território mexicano, uma vez que o programa de estadia no México foi implementado pelo governo dos Estados Unidos.

Pages