fbpx

Visita surpresa do Presidente dos EUA a Kiev

CTN News

Caminhando  pelas ruas de Kiev com o presidente ucraniano, Joe Biden prometeu “ficar ao lado da Ucrânia durante o tempo que for necessário”.

A visita ocorre no primeiro aniversário da invasão russa da Ucrânia, que custou milhares de vidas. Vários milhões de ucranianos fugiram do país para encontrar segurança em outros países.

“Quando o Presidente russo Vladimir Putin lançou a sua invasão há quase um ano, pensou que a Ucrânia era fraca e que o Ocidente estava dividido. Ele pensou que podia sobreviver-nos. Mas ele estava errado”, disse o Sr. Biden, acrescentando: “O custo para a Ucrânia tem sido extraordinariamente elevado. Os sacrifícios têm sido demasiado grandes. … Sabemos que haverá dias, semanas e anos difíceis pela frente. ”

Volodimyr Zelenskiy saudou este grande gesto do seu homólogo americano. “Esta visita do presidente americano à Ucrânia, a primeira em 15 anos, é a mais importante da história das relações entre a Ucrânia e os Estados Unidos”, disse Zelenskiy.

Anteriormente anunciado na Polónia, Joe Biden mudou seu plano de ir para a Ucrânia. Uma decisão  apontando para enviar uma mensagem ao Presidente russo Vladimir Putin.

Biden promete fornecer US$ 500 milhões adicionais em apoio de armas, incluindo “ munições de artilharia , sistemas antiblindados, radares de defesa aérea e fortalecer as sanções contra a Rússia”, informou a agência Reuters.