fbpx

Para um fim da crise política? O Presidente eleito do Acordo de Montana Frit A. Jean envia uma mensagem de esperança

CTN News

A crise política no Haiti está a chegar ao fim? Ainda estamos longe disso. Mas entretanto, alguns actores já estão a ver um lampejo de esperança.

Segundo informações não oficiais, teve lugar esta semana uma reunião entre actores políticos haitianos e o Grupo do Corpo em torno de um governo provisório, a favor de um consenso político, que deverá pôr fim ao reinado do Primeiro-Ministro de facto Ariel Henry, que participa actualmente na Cimeira das Américas em Los Angeles, de 6 a 10 de Junho de 2022.

De momento, são mencionados vários nomes de personalidades. A começar pelo presidente eleito do Acordo de Montana, o economista Fritz Alphonse Jean. E com razão, numa mensagem na sua conta Twitter de 9 de Junho de 2022, o ex-governador do Banco da República do Haiti, referindo-se à situação actual, fala de “um país de todos os medos”. Dos estratos mais pobres e médios aos mais abastados. Rapto, violação, homicídio, falta de combustível, elevados custos de vida que levam ao empobrecimento, descapitalização e emigração descontrolada.

O antigo primeiro-ministro designado sentiu que a situação calamitosa do país não é por muito mais tempo, afirmando que “não vai durar”. Não pode durar. Estamos no alvorecer de uma nova era. Temos de nos preparar para a mudança”, escreveu Fritz A. Jean

Entretanto, ficamos a saber que a administração norte-americana deu instruções a Ariel Henry para encontrar um acordo o mais rapidamente possível com os actores envolvidos na crise haitiana.

Pages