fbpx

Os canadianos no Haiti são aconselhados a abandonar o país ou a procurar abrigo. De momento, não estão previstos voos de repatriamento

CTN News

Na sexta-feira, o governo canadiano reiterou o seu apelo aos seus cidadãos no Haiti para que se refugiem num local seguro, tendo em conta o agravamento da situação no país, em especial na capital, Port-au-Prince, que é quase totalmente controlada por bandos armados. Por enquanto, porém, o Canadá está a excluir o repatriamento dos seus cidadãos.

Os canadianos que se encontram no Haiti foram aconselhados pelo seu governo a permanecerem num local seguro até que a situação se estabilize, a assegurarem-se de que dispõem de reservas suficientes de alimentos, água e combustível, e a limitarem as viagens se não conseguirem encontrar abrigo no Haiti, de acordo com a última atualização do Relatório de Viagem para o Haiti, datado de 13 de março de 2024.

“Se não houver uma forma segura de se proteger, deve considerar deixar o país imediatamente”, diz o Governo do Canadá, que leva muito a sério a segurança dos canadianos no estrangeiro.

Atualmente, 2.941 canadianos residentes no Haiti estão regularmente registados no serviço de Registo de Canadianos no Estrangeiro, de acordo com um comunicado de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros canadiano, que sublinha que o registo é voluntário e que todos os canadianos no Haiti devem registar-se para receberem informações actualizadas.

“Nossa prioridade imediata continua sendo a segurança dos canadenses, enquanto continuamos a monitorar de perto a situação de segurança”, diz o comunicado da Global Affairs, acrescentando que o Canadá está empenhado em apoiar o Haiti e o povo haitiano.

A Global Affairs Canada disse ter respondido a 100 pedidos de informação desde 3 de março de 2024. A maioria dos pedidos dizia respeito a informações gerais sobre viagens e a situação de segurança no Haiti.

De acordo com o comunicado de imprensa, Ottawa não está a planear qualquer assistência à partida ou voos de repatriamento para os canadianos no Haiti. No entanto, continua a acompanhar e a avaliar a situação de segurança de muito perto e diz que está a coordenar com os seus aliados à medida que a situação evolui.

Os cidadãos canadianos no Haiti que necessitem de assistência consular de emergência devem contactar o Centro de Resposta e Monitorização de Emergências da Global Affairs Canada 24 horas por dia, 7 dias por semana: através do telefone +1 613-996-8885, por mensagem de texto +1 613-686-3658, por sinal +1 613-909-8087, por Telegram para Emergency Canada Abroad, por WhatsApp +1 613-909-8881 ou por e-mail sos@international.gc.ca.

O Governo do Canadá continua a fornecer actualizações aos canadianos no Haiti através dos seus Relatórios de Viagem e do serviço de Registo de Canadianos no Estrangeiro.

“A Global Affairs Canada avalia constantemente a segurança do seu pessoal e dos seus bens no estrangeiro através de uma rigorosa análise de risco. Devido à volatilidade da situação, à falta de suprimentos confiáveis e à necessidade de manter uma presença efetiva em um ambiente instável, o Canadá está reduzindo temporariamente o pessoal de sua embaixada em Porto Príncipe a níveis essenciais”, afirma o comunicado de imprensa.

No entanto, durante este período difícil, a Embaixada do Canadá continuará a apoiar os canadianos que permanecem no país, bem como o Haiti e o povo haitiano. O embaixador do Canadá no Haiti também permanecerá no país.

Embora a Embaixada do Canadá em Porto Príncipe permaneça temporariamente fechada ao público, ela continuará a prestar serviços consulares aos canadenses que precisam de assistência no Haiti.

Pages