fbpx

O’rldine Doxa, vencedor do concurso de contos de Jacques Stephen Alexis

CTN News

O Colégio Jacques Stephen Alexis, localizado em Bon Repos, comuna de Croix-des-Bouquets, apresentou oficialmente, esta sexta-feira, 3 de Junho de 2022, os prémios do concurso de contos de Jacques Stephen Alexis. 4 participantes foram recompensados.

O’rldine Doxa, estudante do novo secundário III, é o vencedor da primeira edição do Grande Prémio Jacques Stephen Alexis de la Nouvelle. Para os membros do júri, o seu trabalho, “Paixão no deserto” é uma obra notável. “O’rldine Doxa é um escritor confirmado. O seu trabalho está para além da compreensão dos membros do júri”, disse Raphaël Belizaire, presidente do júri.


Esta distinção deixa O’rldine Doxa orgulhosa, mas ela acredita que poderia ter feito melhor. “Não tive tempo suficiente para aperfeiçoar a minha escrita”, disse ela, sublinhando que o passo seguinte seria publicar o seu conto.

Quatro em cada seis participantes, na sua maioria estudantes do novo Secundário 4, foram recompensados pelos seus esforços. O’rldine Doxa recebeu livros, uma pastilha e um vale de oferta da administração da faculdade. Samuela Dalmacy (L’héritage de la maison des colons), 2º classificado, Marthalie Charles (Léa et Saül) 3º e Noncent Kaïnejy (L’ultime châtiment) receberam livros e vouchers.
“O esforço merece ser recompensado”, disse Widly Jean, poeta e chefe da secção cultural do Colégio Jacques Stephen Alexis, na cerimónia de entrega dos prémios. O autor de Jacques Stephen Alexis en vingt-deux morceaux de soleil (Jacques Stephen Alexis in Twenty-two Pieces of Sunshine) elogiou a determinação e o desejo de escrever dos seis participantes. “Os estudantes destacaram os conhecimentos adquiridos na oficina de escrita criativa dirigida pelo escritor haitiano Gary Victor no domingo 13 de Fevereiro de 2022”, disse Widly Jean.

Durante três horas, a 22 de Fevereiro, Gary Victor, escritor e professor de dramaturgia na Faculdade de Humanidades da Universidade Estatal do Haiti, apresentou os princípios básicos da organização de uma história aos estudantes do Colégio Jacques Stephen Alexis. O autor considerou que tal iniciativa é de grande importância a nível secundário, considerando que há estudantes que lêem muito e querem escrever.