fbpx

O partido político ASE realizou com sucesso o seu primeiro congresso nacional

CTN News

Criado em Março de 2019, o partido político Aliança para uma Sociedade sem Exclusão (ASE) organizou a 16, 17 e 18 de Junho de 2022 o seu primeiro congresso nacional nas comunas de Ennery e Mirebalais em torno do tema “Ak ASE, li posib”. Esta foi uma oportunidade para os delegados departamentais elegerem uma nova direcção à frente do partido por um período de três anos, com Cholzer Chancy (reeleito) como presidente e Rosny Cadet, vice-presidente. Os dois líderes apresentaram as ambições e perspectivas do partido nos seus discursos.


No início, a Secretária Executiva para os Assuntos Políticos, Lesly Alexandre, apresentou o balanço das actividades realizadas pela ASE de Março de 2019 a Junho de 2022. Ficou satisfeito por o partido ter os seus representantes em todos os dez departamentos do país. De facto, foram organizados quatro grandes encontros nos departamentos de Artibonite, Noroeste, Nordeste e Centro. Para consolidar a sua presença no extremo norte, a direcção cessante tinha criado
Para consolidar a sua presença no extremo norte, a direcção cessante tinha criado um escritório regional na cidade de Gonaives, diz Lesly Alexandre que recorda que foi organizado um workshop a 15 e 16 de Março de 2022 sobre o reforço estrutural e estratégias eleitorais. As conferências-debates realizavam-se também quase todos os meses.

A fim de organizar o primeiro congresso nacional, os executivos do partido organizaram um retiro de dois dias nos dias 13 e 14 de Maio de 2022 no Hotel Decameron na Costa do Arcadian sobre as directrizes para o seu planeamento.

À margem do congresso, os delegados departamentais votaram num novo executivo nacional por um período de três anos. É composto por Cholzer Chancy, (Presidente), Rosny Cadet (Vice-Presidente) e Youdline Cherizard Joseph (Secretário Nacional).

Em frente de uma sala cheia de quase 2000 pessoas, o presidente do partido Cholzer Chancy recebeu uma ovação de pé durante vários minutos.

“A Aliança do partido para uma sociedade sem exclusão (ASE) acaba de marcar um importante ponto de viragem na história moderna da política no Haiti, ao organizar o seu primeiro congresso nacional, apesar do contexto actual do país marcado pela crescente insegurança e pela crise sócio-política”, disse o antigo deputado Cholzer Chancy, que elogiou os esforços feitos pelos membros e organizações aliadas do partido, incluindo a “OBOSSA” para preparar e realizar o evento.

Cholzer Chancy convida todos os cidadãos que procuram um projecto político estruturado a juntarem-se ao partido a fim de construir um terreno positivo para a construção do novo Haiti.

Ele acredita que a actual situação catastrófica do país é o resultado de uma má gestão política que se perpetua há mais de meio século e, segundo ele, este amargo fracasso é colectivo.

Com isto em mente, o empresário e líder político Cholzer Chancy afirma que chegou o momento de todos fazerem uma mea-culpa para tirar o país do impasse.

Os jovens devem aceitar desempenhar o seu papel na vida social e política do país, disse o vice-presidente do partido (ASE) Rosny Cadet encorajando-os a aderir ao partido, que apresentou como uma estrutura política moderna que constitui um elo de ligação entre as pessoas que vivem no campo e as que vivem na cidade.
Rosny Cadet substituiu o ex-deputado Patrick Joseph que, no seu discurso, disse que sentiu um sentimento de realização.

O presidente da Aliança para uma sociedade inclusiva, Cholzer Chancy, aproveitou a oportunidade para apresentar as ambições políticas do partido, enfatizando em particular a construção de um instrumento político republicano que reunisse todos os estratos da sociedade a fim de conseguir uma coabitação para resolver a crise política que durou demasiado tempo.

Seguindo o exemplo de outras organizações políticas que defendem uma solução definitiva para a crise, Cholzer Chancy defende que sem um verdadeiro diálogo para resolver as disputas, o país não poderá empenhar-se na luta contra a insegurança, o elevado custo de vida e outros.

No final do seu discurso, o empresário Cholzer Chancy, que foi reeleito presidente do partido, anunciou a digitalização dos ficheiros de todos os membros, a fim de aceder mais facilmente aos dados.

Deve notar-se que durante o congresso foi observado um minuto de silêncio em memória do antigo deputado da comuna
Tanis Tertius (antigo membro do partido) que morreu a 27 de Maio de 2021.

Pages