O Ministério da Educação Nacional e da Formação Profissional anuncia, na sexta-feira 29 de Julho de 2022, o lançamento da implementação de um plano de formação para professores e pessoal de supervisão. Este projecto de formação terá início a 1 de Agosto de 2022. Lançado este ano, este projecto de formação tem como objectivo melhorar as competências dos professores.
Este projecto de formação deverá contribuir para melhorar a qualidade da aprendizagem das crianças em idade escolar em todo o país. O Ministério da Educação Nacional e da Formação Profissional pretende desempenhar o seu papel no processo de mudança da sociedade haitiana.
Esta iniciativa faz parte do plano decenal do Ministério. Será uma oportunidade para os professores obterem a sua licença de ensino. Os formandos e professores serão os beneficiários desta série de formação de acordo com o Ministro Nesmy Manigat.
Este sítio de formação permitirá também àqueles que ensinam, também àqueles que não têm o título de professor, beneficiar de apoio pedagógico, uma formação adequada para obter este título, disse o Director Geral da MENFP, Meniol Jeune.
Este programa de formação será repartido por um período de dois anos e baseado num currículo de 270 horas. A primeira sessão terá início a 1 de Agosto com duas disciplinas, nomeadamente o planeamento pedagógico e a teoria da aprendizagem, diz o Director de Formação e Desenvolvimento, Georges Wilbert Franck.
O Fundo Nacional de Educação (FNE), cuja missão é reforçar o sistema educativo haitiano, está a prestar apoio financeiro a este programa de formação. Segundo o Director Geral da FNE, Jean Ronald Joseph, 84 milhões 258 mil gourdes estarão disponíveis para o acompanhamento do projecto.
O programa de formação, que visa 1.350 professores, será dirigido pela Direcção de Formação e Desenvolvimento. Durante este programa, vários módulos serão cobertos durante nove sessões. Isto irá contribuir para o reforço das capacidades dos professores.
Marie Lunix Hogla Cerisier