Os alunos do 9º ano que estiveram ausentes durante os exames na passada segunda-feira devido à insegurança, poderão compor esta terça-feira, 28 de Junho, no Liceu Nacional de Pétion-Ville, anunciado num comunicado de imprensa na quinta-feira, 23 de Maio, no gabinete de comunicação do Ministério da Educação Nacional. Os estudantes já não terão de se preocupar com as suas ausências causadas nas sedes dos exames. O ministério diz ter tomado nota e ter agendado os exames para a próxima semana.
Não é exigida qualquer taxa para participar nas provas, afirmaram os funcionários da direcção departamental de educação do oeste, ao mesmo tempo que convidam os pais a dar as informações necessárias sobre os candidatos com os seus cartões de acesso no escritório do distrito escolar, situado no número 1 da route de frère 52, nas instalações da Escola Nacional dos Irmãos, Pétion-Ville em frente <<Club international>> amanhã, 24 de Junho. Isto permitir-lhes-á identificar e gerir adequadamente os participantes durante as retomadas, escreveram eles. O MENFP conta com o apoio de directores e pais para levar a cabo este recomeço de modo a que os estudantes possam avançar com os seus estudos.
A insegurança tornou-se um fenómeno natural no nosso país. Todos os sectores da vida nacional são afectados por este flagelo. A própria educação tornou-se uma questão política para muitos.
Durante o ano académico 2021-2022, o Ministro Nesmy Manigat iniciou uma série de medidas para permitir aos filhos e filhas do país o acesso a um pedaço de pão de instrução, incluindo “lekòl pa ka tann”, uma iniciativa que permitiu às crianças dos bairros considerados como zonas vermelhas regressarem à escola.
Na segunda-feira, ouviram-se pesados tiros nas áreas de Torcel, Tapage e Tabarre, controlados pelo chefe de gangue Vitelhomme, impedindo os alunos do 9º ano de participarem em exames oficiais.