Esta segunda-feira foi inaugurado um novo escritório do Institute of Immigrant Family Services no estado de Massachusetts.
Situado na cidade de Malden, a norte de Boston, o novo gabinete permitirá ao IFSI alargar os seus serviços aos residentes de outras comunidades do estado de Massachusetts.
Graças a esta iniciativa, os imigrantes recém-chegados às cidades de Malden, Medford, Everett, Saugus e outras deixarão de ter de se deslocar ao escritório central situado no bairro de Mattapan, no coração de Boston.
A expansão destina-se também a descongestionar o escritório central do IFSI, que recebe centenas de imigrantes todos os dias, segundo o Diretor Executivo do IFSI, Dr. Géralde Gabeau.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara de Malden e de líderes comunitários, que saudaram a decisão do instituto de alargar os seus serviços aos residentes de outras cidades e bairros de Massachusetts.
No seu discurso, a Directora do IFSI sublinhou a necessidade de prestar melhores cuidados ao grande número de imigrantes que chegam diariamente a Massachusetts. O IFSI está a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades estatais e locais para coordenar melhor o apoio aos imigrantes”, afirmou a Dra. Géralde Gabeau.
O novo centro acaba de ser inaugurado e já está a funcionar, com profissionais altamente qualificados cujo único objetivo é servir a sua comunidade”, declarou Franklin Dalembert, segundo comandante do IFSI, que também agradeceu aos líderes comunitários o seu empenho em servir a comunidade haitiana em Massachusetts.
O presidente da câmara de Malden, Gary Christenson, que assistiu à cerimónia, elogiou o engenho dos dirigentes do IFSI ao tomarem a iniciativa de criar este centro para melhor servir os imigrantes. Esta é uma tarefa que deveria ser assumida pelo governo”, afirmou.
Os pastores Guival Mercédat e Ronald Pierre, de Everett e Medford, respetivamente, também participaram na cerimónia.
Massachusetts é um dos estados com mais imigrantes nos Estados Unidos. É também um dos destinos preferidos dos imigrantes haitianos recém-chegados aos Estados Unidos.