fbpx

Novo encontro entre Ariel Henry e o grupo Montana: Uma solução deve ser encontrada dentro de “21 dias

CTN News

O Primeiro Ministro de facto Ariel Henry e o grupo Montana reuniram-se novamente no domingo. As discussões, que duraram mais de cinco horas, centraram-se na “arquitectura do governo de transição e na necessidade de encontrar uma solução” para a crise política no país, que já se prolongou demasiado tempo.

Esta segunda reunião em menos de uma semana teve lugar mais uma vez cara a cara entre o Primeiro Ministro de facto Ariel Henry e a ex-ministra Magali Comeau Denis, um dos membros influentes do chamado Acordo de Montana. Estes intercâmbios devem ajudar a preparar o terreno para a realização de um diálogo entre os vários actores a fim de encontrar uma solução para a crise, de acordo com várias fontes próximas do governo.

Durante a reunião de domingo, o representante do Acordo de Montana pediu ao chefe do Gabinete do Primeiro Ministro que suspendesse as suas várias iniciativas, consideradas ilegais, para mostrar a sua boa fé nas discussões. Estes incluem os processos relacionados com a criação do conselho eleitoral provisório e a nomeação de juízes para o Tribunal de Cassação, que o grupo Montana está a pedir a sua suspensão imediata.

Magalie Comeau Denis propôs também a criação de um executivo de duas cabeças. Estas propostas não seriam bem recebidas pelo Primeiro-Ministro de facto Ariel Henri, que deverá fazer uma contra-proposta na segunda-feira, a ZoomHaitiNews tomou conhecimento.

Ariel Henri agarra-se a um executivo com uma única cabeça para permanecer sozinho ao leme. Mas os outros actores não o ouvem desta forma. A comunidade internacional também não teria aprovado a sua abordagem, porque após 8 meses à frente do governo, o neurocirurgião de 71 anos de idade não demonstrou a capacidade de liderar sozinho, os membros do grupo ter-se-iam plenificado.

Os dois protagonistas deram a si próprios 21 dias para chegarem a um acordo.
A comunidade internacional, nomeadamente através do Departamento de Estado norte-americano, está a pressionar Ariel Henri para resolver a crise o mais rapidamente possível. Ariel Henri e o grupo de Montana devem encontrar um consenso antes da Cimeira das Américas em Junho. Um atraso que teria sido imposto pelo Departamento de Estado, o ZoomHaitiNews aprendeu com fontes geralmente bem informadas.

 

Pages