A solução para tornar funcional o gabinete regional de imigração e emigração de Miragoâne pareceria difícil, segundo o director regional da instituição Orel Jean Louis. Oito (8) dias após o início do movimento de protesto contra o mau tratamento dos requerentes de passaporte pelos funcionários, o gabinete permanece paralisado.
Esta quarta-feira, dezenas de pessoas, em busca do famoso documento de viagem, organizaram uma concentração em frente das instalações do centro de entrega e recepção de documentos de identidade “CLRDI” de Miragoâne. O objectivo é exigir a reabertura do escritório e a partida do director Orel Jean Louis.
Para estes cidadãos, Orel Jean Louis não tem capacidade para dirigir o gabinete. Alguns queixam-se da lentidão do serviço, apesar de terem todos os documentos necessários. É difícil ter acesso ao espaço migratório, sem qualquer explicação, lamentam os manifestantes.
É de notar que após a detenção de Carlos Beauvoir e Bertrand Pélissier, acusados de falsificação e emissão de mandados pelo Ministério Público de Miragoâne contra alguns funcionários que boicotaram o funcionamento do gabinete regional de imigração e emigração, o director Orel Jean Louis, tinha anunciado a reabertura do gabinete para segunda-feira, 17 de Abril de 2023. Isto não aconteceu.
Dieuva Occidor