fbpx

Mobilização em Miragoâne e Fonds-des-Nègres contra o elevado custo de vida

CTN News

Vários milhares de pessoas manifestaram-se esta segunda-feira, 5 de Setembro de 2022 nas cidades de Miragoâne e Fond-des-Nègres contra o elevado custo de vida, a insegurança, a escassez de combustível e a desvalorização do gourde.

Os manifestantes passaram de Carrefour la Croix para Chalon, de Chalon para Berquin na cidade de Fernand Hibbert, enquanto em Fonds-des-Nègres, os manifestantes passaram por Pemêle e pelo centro da cidade. Queriam exprimir o seu cansaço com a extrema precaridade do país.

Os manifestantes criticaram as autoridades estatais pelo seu laxismo face à insegurança e à desvalorização do gourde. Em Fonds-des-Nègres, denunciaram o governo de facto de Ariel Henry, que dizem não respeitar os direitos fundamentais da população, implementando uma fórmula de governação semelhante à escravatura dos colonos.

O director executivo da organização Solidarité Nippoise pour la défense des droits de l’homme, Marc-Arthur Bienvenue, que participou na marcha na cidade de Fernand Hibbert, aproveitou a oportunidade para denunciar a polícia nacional que dispersou a manifestação na semana passada na comuna de Miragoâne com gás lacrimogéneo. Este comportamento não reflecte a democracia e o respeito pela pessoa humana, de acordo com o defensor dos direitos humanos.
É de notar que não foram registados incidentes durante estas manifestações, que foram assegurados por agentes da lei que não recorreram à violência desta vez.

Dieuva Occidor