fbpx

Jornalista Edner Fils Décimé raptado em Delmas 30

CTN News

No domingo 17 de Julho de 2022, a capital haitiana viveu uma nova onda de raptos, cada um mais espectacular do que o último. De acordo com vários media locais, quatro pessoas foram raptadas na comuna de Delmas, entre as vítimas encontrava-se o jornalista Edner Fils Décimé que trabalha para a Alterpresse.

O jornalista Edner Fils Décimé acaba de acrescentar à lista de vítimas socioprofissionais de rapto e sequestro. E estes actos continuam a multiplicar-se na total indiferença do governo de Ariel Henry, um dos seus membros, o Ministro do Interior Listz Quitel, é acusado de envolvimento no rapto do Pastor Jean Michel Feret.

Esta nova onda de raptos ocorre menos de 48 horas após a renovação do mandato do Gabinete Integrado da ONU no Haiti (BINUH), que supostamente deverá ajudar as autoridades governamentais a desenvolver planos para restaurar a segurança e a paz no país.

O Conselho de Segurança da ONU prorrogou o mandato da UNIHRO até 15 de Julho de 2022, numa altura em que gangues rivais estão a travar uma batalha total em Cité Soleil.
De acordo com a ONU, pelo menos 234 pessoas foram mortas ou feridas entre 8 de Julho e 15 de Julho nos confrontos.

Advogados, jornalistas, enfermeiros, médicos, alunos, estudantes e comerciantes estão todos no olho da tempestade.