Imigração:Más notícias para migrantes no México em busca de asilo nos Estados Unidos

CTN News

Más notícias para os imigrantes no México que procuram asilo nos Estados Unidos.

Ao contrário do anúncio feito pela administração americana, a lei da saúde comummente conhecida como Título 42 não será revogada.

Um juiz federal emitiu uma decisão na sexta-feira que ordenou à administração Biden que continuasse a aplicar o Título 42, que permite ao governo deportar imigrantes ilegais sem lhes dar a oportunidade de requerer asilo nos Estados Unidos.

Esta medida, que estava prevista para ser revogada a 23 de Maio, foi implementada pelo antigo Presidente Donald Trump.

A equipa de Joe Biden já anunciou a sua intenção de recorrer da decisão do juiz. Mas este procedimento levará vários meses.

De acordo com o Juiz Robert Summerhays, que tomou o partido dos procuradores-gerais do Arizona, Missouri e Louisiana, “a decisão da administração de pôr termo ao Título 42 não cumpriu as normas estabelecidas pela Lei de Processo Administrativo”, de acordo com o jornal Times.

Vários legisladores republicanos e democratas tinham denunciado a decisão da administração Biden de pôr termo à medida de saúde para os imigrantes ilegais que procuram asilo nos EUA.
Desde que Donald Trump passou o Título 42 em Março de 2020, mais de 1,8 milhões de imigrantes foram deportados. A grande maioria foi interceptada na fronteira sul, de acordo com o Departamento de Segurança Interna, conforme citado pelo jornal Time.

Milhares de migrantes já se tinham deslocado à fronteira EUA-México para tentar a sua sorte a 23 de Maio, quando o Título 42 estava agendado para ser revogado pelo governo dos Estados Unidos.

Pages