fbpx

Imigração: IFSI pensa nos recém-chegados à medida que as aulas são reabertas em Massachusetts

Emmanuel Paul
Emmanuel Paul - Journalist/ Storyteller

Haitianos e outros migrantes continuam a chegar aos Estados Unidos através da fronteira sul.  Ônibus contendo centenas de imigrantes estão sendo transferidos do Texas para outras grandes cidades e estados americanos. Esta é uma iniciativa do governador republicano do Texas, Greg Abbot, para dar aos democratas uma amostra de sua “política de migração desastrosa”.

Esses imigrantes são freqüentemente colocados em estados azuis (geralmente votando nos democratas) como Nova York, Massachusetts e o Distrito de Columbia, entre outros. Sem familiares, amigos ou outros parentes, esses recém-chegados são muitas vezes deixados à mercê das autoridades municipais e/ou organizações não governamentais. Em Massachusetts, várias centenas de haitianos são colocados em hotéis, hospitais e abrigos temporários na esperança de que organizações como o Instituto de Serviços de Imigração Familiar (IFSI) os acolham. Uma vez entregues ao IFSI, estes imigrantes devem ser imediatamente abrigados pela organização com ou sem meios. Uma tarefa realizada pela equipe da Géralde Gabeau com alegria, mas não sem dificuldades.

É sábado, 27 de agosto, em Worchester, no oeste de Massachusetts, a 211 quilômetros do estado de Nova York. Os organizadores já estavam lá esperando por um ônibus carregando cerca de cinqüenta pessoas que tinham acabado de chegar aos Estados Unidos. Para aqueles que já estão aqui há alguns dias, semanas ou meses, uma cerimônia para distribuir o material escolar é organizada cerca de uma semana antes da reabertura das aulas. Aqui, o conceito de “a educação não pode esperar” é mais do que um slogan. Embora não documentados, os filhos de imigrantes com 4 ou mais anos de idade devem freqüentar a escola.

Alimentos, malas e outros suprimentos padrão são distribuídos. Uma iniciativa da IFSI, apoiada por várias outras organizações regionais de direitos dos imigrantes determinados a dar sua contribuição, por menor que seja.

A cerimônia foi lançada e organizada pelo Reverendo Pastor Dieufort Fleurissaint, mais conhecido como Pastor Kiki. Um fervoroso ativista pelos direitos dos imigrantes. As autoridades sanitárias da cidade de Worcester também estão à disposição para uma sessão de vacinação Covi-19, a convite da organização “True Illiance Center” liderada pela Pastora Kiki. A vacina Pfizer está disponível para qualquer pessoa que deseje ser vacinada voluntariamente. Um cartão presente no valor de 50 dólares é dado a cada pessoa que concorda em ser vacinada. Eles também têm a chance de ganhar tabletes com conexão ilimitada à Internet. Mas para isso, eles têm que participar de um sorteio.

Jean Robert (não seu nome verdadeiro) chegou há apenas alguns dias e estava em seu dia de sorte. Só ele ganhou 3 comprimidos. Ele estava acompanhado de sua esposa, que estava grávida de quatro meses, e de sua filha, que tem menos de dois anos de idade. Juntos eles fizeram a perigosa viagem do Brasil para os Estados Unidos, o Eldorado. Uma maratona que custou a Jean Robert mais de 12.000 dólares americanos de acordo com sua própria estimativa.

Convidado a lançar a atividade, o diretor executivo da IFSI aproveitou a oportunidade para agradecer às outras organizações que entenderam a necessidade de se juntar à luta para melhorar as condições de vida de nossos compatriotas que fizeram enormes sacrifícios para colocar os pés em solo americano. Dr. Gerala Gabeau também queria sensibilizar a comunidade haitiana em Massachusetts sobre a necessidade urgente de apoiar os imigrantes recém-chegados.
A oficial judicial da IFSI Nunotte Zama, advogada, médica e pastora que é muito respeitada na comunidade por seu apoio aos imigrantes, também participou do evento. Foi uma oportunidade para o pregador lembrar os novos imigrantes de seus direitos e deveres no país. Nunotte Zama instou os compatriotas a refletir sobre seu sacrifício, mostrando respeito pelas leis que regem o funcionamento do país. Foi também uma oportunidade para ela marcar encontros com alguns imigrantes que ainda não solicitaram asilo às autoridades migratórias americanas.

Eram 3h30 da manhã. A cerimônia foi encerrada pelo Pastor Dieufort Fleurissaint enquanto aguardava o dia 24 de setembro para uma atividade semelhante, mas desta vez no município de Brockton, onde o Instituto de Serviços de Imigração Familiar tem outro escritório.