fbpx

Imigração: 1600 migrantes haitianos residentes no México regressam à cidade de Monterrey

CTN News

1600 migrantes haitianos com Cartão de Visitante, residência permanente no México concedida pelo Instituto Nacional de Migração que se estabeleceram na cidade fronteiriça chamada Nuevo Laredo há quase quinze dias, regressaram a Monterrey, Nuevo León, onde têm alojamento e emprego.


Os migrantes haitianos foram a Nuevo Laredo para processar nomeações no escritório da Alfândega e Protecção de Fronteiras dos EUA localizado na Ponte Internacional Número 1, com a intenção de pedir asilo, e uma vez concluído o processo, decidiram regressar à capital de Nuevo León (Monterrey) para trabalhar.

Observaram que era necessário abrir um décimo abrigo para os haitianos que permanecem na cidade de Nuevo Laredo. As autoridades estimam que pelo menos 2.000 haitianos permanecem em abrigos, o resto em casas alugadas ou hotéis, enquanto outros 740 mexicanos e pessoas de outros países esperam em Nuevo Laredo pela possibilidade de asilo nos EUA. A diocese católica local também ofereceu os abrigos que tem à sua disposição.
“Trabalhámos incansavelmente com a Direcção da Protecção Civil, a Ligação Social, a diocese e o Instituto Nacional de Migração para os apoiar e assegurar uma estadia decente”, disse Juan Ángel Martínez, secretário da Câmara Municipal.

Actualmente, o Departamento de Protecção Civil e Bombeiros (DPCyB) do governo municipal está a pagar os bilhetes dos ilhéus que carecem de recursos e desejam mudar-se para outros locais no interior da República.

Neste contexto, a DPCyB relatou que sete migrantes, na sua maioria mexicanos, se afogaram este ano no Rio Grande, que tentaram atravessar para entrar nos Estados Unidos.

Ducasse Mackendy