fbpx

Homenagem a Diego Charles

CTN News

Apaixonado pela profissão de jornalismo, Diego Charles investiu de todo o coração para melhor servir a sua comunidade. Ele foi um trabalhador esforçado e um fervoroso defensor dos direitos humanos no contexto do seu trabalho”, disse o Padre Marc-Henry Simeon, durante uma missa de requiem em memória da nossa colaboradora, que foi cobardemente assassinada a 29 de Junho, juntamente com a activista Marie Antoinette Duclair.
A cerimónia teve lugar na presença de familiares, antigos colaboradores, colegas, líderes dos direitos humanos e figuras políticas.

A lista de vítimas da insegurança continua a crescer no país. O Padre Marc-Henry Simeon convida os membros da população a acordar para que não haja mais vítimas como Diego Charles, Maître Monferrier Dorval ou Marie Antoinette Duclair. Chegou o momento de assumirmos a nossa responsabilidade e forçar as autoridades a agir contra a insegurança”, disse o Reverendo Padre.

Foi uma oportunidade para o padre sublinhar a sede de justiça e paz da população, que é forçada a fugir das suas casas para escapar à violência das gangues. Os casos de raptos repetidos que empobrecem o povo haitiano chamam a atenção dos religiosos. Sem o conhecimento e a participação de todos, o outro Haiti tão desejado não será possível, segundo o Padre Marc-Henry Siméon.

Para o respeito e a memória de Diego Charles, a imprensa deve continuar a pressionar as autoridades judiciais para fazer avançar o caso. O jornalista Robenson Geffrard deplora a inacção do poder judicial neste tipo de casos.

29 de Junho de 2021 – 29 de Junho de 2022, um ano após o duplo homicídio de Diego Charles e Marie Antoinette Duclair. Um ano mais tarde, o caso do assassinato da jornalista e da activista não se encontra no Ministério Público de Port-au-Prince nem perante um gabinete de investigação, lamenta Marie Rosy Auguste Ducénat, gestora do programa do RNDDH.

Diego Charles sucumbiu aos seus ferimentos após ter sido vítima de um ataque armado em frente à sua residência na Rua Acacia, no distrito de Christ-roi, durante a noite de 29 de Junho de 2021. Marie Antoinette Duclair que se encontrava no local também morreu.

Um ano após este crime hediondo, a investigação deste duplo homicídio encontra-se num impasse. Diego Charles, que trabalhou para a Radio Vision 2000, foi o nosso colaborador no Zoom Haiti News. Também prestou serviços a outros meios de comunicação social online incluindo a Gazette Haiti antes de lançar a sua própria agência online LA REPIBLIK.

Pages