fbpx

Haiti-Security: Canadá aprova licença de exportação para transportadores de pessoal blindado encomendada pelo Haiti

CTN News

O governo canadiano deu finalmente luz verde à ordem dos transportadores blindados de pessoal colocada pelo Haiti. O equipamento, que é essencial para a Polícia Nacional Haitiana na luta contra os bandos armados, deverá chegar brevemente a Port-au-Prince, Frantz Duval, editor-chefe do diário Le Nouvelliste, confirmado via Twitter.

Durante várias semanas, a Polícia Nacional Haitiana tinha anunciado a encomenda de um lote de equipamento para ajudar os oficiais de campo que estão envolvidos na luta contra os bandos armados na área metropolitana e nas cidades provinciais. Apesar da vontade e capacidade da força policial, a ausência deste equipamento essencial tem consequências importantes para a vida dos seus agentes no terreno e para o sucesso das suas operações.

Deve dizer-se que havia suspeitas de que o governo canadiano era o único responsável pelo bloqueio do seu equipamento blindado encomendado pelo Haiti. Mas o governo canadiano, através do seu embaixador no Haiti Sébastien Carrière, sempre negou o papel do seu país no bloqueio destes materiais.
Muitos questionaram a motivação do Canadá, um dos parceiros importantes na formação e financiamento do HNP, em bloquear as encomendas dos seus transportadores de pessoal blindado. Alguns interrogavam-se se o Canadá teria uma vantagem na proliferação de bandos e na insegurança que prevalece no país.