fbpx

Haiti: Rede Nacional de Defesa dos Direitos Humanos contabiliza 9 massacres em grande escala num ano

CTN News

Num relatório de 47 páginas tornado público esta terça-feira, 9 de Maio de 2023, a Rede Nacional de Defesa dos Direitos Humanos (RNDDH) conta nove (9) massacres em grande escala que foram perpetrados entre Abril de 2022 e Abril de 2023 nos departamentos de Artibonite e Oeste, no Haiti.

Estes massacres resultaram num total de 734 mortes e 105 mulheres foram violadas em grupo. A RNDDH aponta o dedo ao Primeiro-Ministro de facto, Ariel Henry, que terá transformado a preocupante situação de segurança numa situação explosiva caracterizada pela fúria dos bandos armados, oferecendo-lhes impunidade e protecção.
As autoridades estatais são igualmente criticadas pela sua inacção face à violência e aos abusos cometidos contra a população. Em resposta, a população haitiana criou um movimento chamado Bwa Kale, que já provocou o linchamento de uma centena de pessoas.

A RNDDH protesta contra as autoridades do Estado que se escondem por trás desse movimento para encorajar a população a eliminar os laços que têm com os indivíduos que armaram, impedindo assim que a justiça chegue até eles.
A RNDDH recomenda às autoridades competentes que ponham fim à impunidade, afastando todos os procuradores corruptos, pondo fim à protecção dos bandidos armados e instaurando processos contra eles.