fbpx

Haiti: Jovem mulher declarada morta e enterrada, regressa a casa 3 anos mais tarde

CTN News

Declarada morta em 18 de Janeiro de 2019, Nancie Hilaire regressou a casa em 7 de Março de 2022. Zoom Haiti News foi ao encontro desta jovem de 25 anos e da sua família em Ranquitte, terceira secção de Cracaraille, em Gaspard, no norte do país, localizada a cerca de cinquenta quilómetros da cidade de Cap-Haitian.

Embora a sua expressão mal fosse audível, Nancie Hilaire não perdeu o seu lado emocional, pois deixou que a sua alegria ao encontrar a sua querida mãe rebentasse diante da nossa câmara.

Nancie Hilaire ainda consegue pronunciar facilmente a palavra “sim” e exprimir a sua sede.
Ela diz que se lembra onde estava escondida em Pignon, mas tem dificuldade em localizar o espaço exacto de onde ela estava. Nancie Hilaire estava envolvida no trabalho doméstico de acordo com as suas breves explicações.
Nancie Hilaire sofria de mal-estar e tinha uma temperatura anormal, mas não havia qualquer indicação de que ela iria deixar este mundo”, disse a sua mãe, Joseph Hypponine.
Nem sequer teve tempo de levar a sua filha a um hospital para ser examinada por um médico.
É um teste divino”, disse a mãe de Nancie, não inclinada ao cepticismo.

É um milagre, ainda tenho fé em Deus”, acrescentou a Sra. Joseph Hypponine, que achou difícil acreditar que a sua filha tinha morrido, pensando que ela poderia estar escondida algures…
Foi por isso que não organizou uma recepção tradicional para os visitantes, explicando que não realizou plenamente todos os rituais funerários, por exemplo, não distribuindo café.
Joseph Hypponin não partilhou a hipótese diabólica ou mística evocada por muitos. A mãe estava apenas feliz por ter a sua prole de volta
Nancie Hilaire tinha um namorado, confirmou a sua mãe, com quem perdeu contacto, Dieubon, pelo nome, viveu em Port-au-Prince.
James Hilaire confirmou que Nancie Hilaire tinha de facto morrido, mas não conseguiu explicar a natureza da doença de que a sua irmã sofria. Ele disse que ajudou a mãe a preparar o funeral. As pistas permitiram à criança de trinta anos identificar a sua irmã Nancie Hilaire. Pelo contrário, a mais nova das sete (7) crianças, que não pode acreditar neste milagre.

Nancie Hilaire tinha sido enterrada na localidade de ”Bwadòm”. O Casec da zona pode confirmar isto, segundo o irmão, que confessou já ter lamentado. Depois de saber do regresso de Nancie a casa, James Hilaire sugeriu à sua mãe que ela informasse as autoridades. Ele não sabe as razões da morte de Nancy Hilaire, que, diz ele, não tinha uma casa estável. Esteve por vezes em Pignon, por vezes em Ranquitte, por vezes em Cap-Haitian.

Parece que a longa ausência de Nancie Hilaire tinha deixado a sua marca. Ela teve dificuldade em manter a sua postura corporal. Zoom Haiti News pede que seja aberta uma investigação e que a vítima seja acompanhada.

Esta não é a primeira vez no Haiti que uma pessoa declarada oficialmente morta e enterrada regressa à vida normal algum tempo depois.
O caso mais famoso é o de Clairvius Narcisse, que disse à BBC que tinha morrido, foi transformado num zombie e depois libertado, depois de trabalhar durante vários anos em plantações. A sua morte foi confirmada por um médico americano e um médico haitiano que trabalhou no hospital Albert-Schweitzer em Deschapelles, no departamento de Artibonite, durante os anos 80.

Este artigo foi tornado possível graças à colaboração de Love Mackendy Paul.