Haiti-Economia: novo desempenho da AGD, 6,5 mil milhões de cabaças recolhidas durante o mês de Dezembro de 2021

CTN News

A Administração Geral das Alfândegas (AGD) mobilizou 6,5 mil milhões de cabaças durante o mês de Dezembro de 2021, apesar da deterioração da situação global do país. 6,5 mil milhões de gourdes recolhidos é um recorde histórico em termos de contribuição para as finanças públicas haitianas, afirmaram funcionários da AGD.
A Direcção Geral das Alfândegas indicou que este aumento de receitas se deve a um melhor controlo dos vários campos de cobrança, incluindo as taxas de verificação e o imposto sobre o volume de negócios. Os 6,5 mil milhões de dólares mobilizados estão divididos da seguinte forma: 4,9 mil milhões de cabaças para receitas fiscais e 1,6 mil milhões de cabaças para receitas de direitos concedidos. Representam respectivamente 75% e 25% dos montantes cobrados pela administração aduaneira geral.

Este desempenho é também o resultado dos esforços feitos pelo Ministério da Economia e Finanças e da implementação do plano de racionalização das despesas fiscais, que permitiu à AGD mobilizar 1,6 mil milhões de gourdes de tarefas concedidas.
O desempenho da Administração Geral das Alfândegas reflecte a vontade do Primeiro Ministro Ariel Henry, do Ministro da Economia e Finanças Michel Patrick Boisvert e a colaboração da Polícia Nacional Haitiana na luta contra o contrabando e a corrupção.
O Director-Geral da AGD Romel Bell afirma querer reforçar as capacidades da instituição no quadro da reforma das alfândegas e das finanças públicas, a fim de criar sinergias no seio dos serviços aduaneiros para melhorar significativamente o seu desempenho e responder eficazmente às suas missões, numa lógica de melhoria dos serviços públicos.

Pages