fbpx

Haiti e Cuba reforçam a sua cooperação no domínio do turismo na conferência do G77 + China

CTN News


O Haiti está a participar activamente na conferência do G77 + China sobre questões de turismo, actualmente a decorrer em Cuba. A Ministra do Turismo, Luz Kurta Cassandra François, representa o país neste evento.
Aproveitou a oportunidade para discutir os desafios da revitalização do sector do turismo, salientando o seu impacto positivo na economia e no desenvolvimento das comunidades.
Durante uma reunião bilateral com o seu homólogo cubano, Juan Carlos Garcia Granda, a Ministra do Turismo sublinhou a importância da cooperação entre o Haiti e Cuba no domínio do turismo, a fim de criar uma oferta regional multi-destinos. Esta conectividade turística favorecerá nomeadamente o desenvolvimento do pólo turístico do Norte, sublinhou.

Estão também a ser discutidas medidas para facilitar as condições de obtenção de vistos para estadias turísticas entre os dois países. De acordo com os responsáveis pela comunicação do governo, esta iniciativa demonstra a vontade do Haiti e de Cuba de trabalharem em conjunto para desenvolver o sector do turismo na região.

Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, a localidade de Labadee recebia uma média de cerca de 800 mil turistas por ano, incluindo mais de 700 mil passageiros de cruzeiros, segundo a Associação das Indústrias do Haiti (ADIH). No entanto, este número diminuiu consideravelmente após o início da pandemia.
Apesar do contexto difícil, a estância balnear de Labadee recebeu 400 000 turistas e registou a chegada de 133 navios de cruzeiro em 2022, de acordo com uma fonte anónima da Société Labadie Nord citada pelo jornal Ayibopost. Isto apesar dos avisos de países como os EUA e o Reino Unido contra a visita ao Haiti.