fbpx

Guerra na Ucrânia: Rússia parcialmente afastada do sistema financeiro global

Emmanuel Paul
Emmanuel Paul - Journalist/ Storyteller

Os Estados Unidos e seus aliados decidem impor novas sanções à Rússia.

O país liderado por Vladimir Putin está parcialmente retirado da Sociedade Mundial Interbancária de Telecomunicações Financeiras (SWIFT).
O anúncio foi feito no sábado pela Casa Branca, que diz ter encontrado a aprovação de seus aliados nesta nova tentativa de dissuadir o chefe de Estado russo de abandonar a guerra na Ucrânia.

Até recentemente, as principais potências européias da UE têm sido relutantes em retirar a Rússia do sistema bancário internacional, o que, segundo elas, terá conseqüências negativas para a economia russa.
Outras medidas financeiras também são adotadas contra a Rússia. O Banco Central russo não terá acesso às reservas dos EUA e da UE, de acordo com a Casa Branca. “Estamos com o povo ucraniano nesta hora sombria”. Mesmo além das medidas que estamos anunciando hoje, estamos prontos para tomar novas medidas para responsabilizar a Rússia por seu ataque à Ucrânia”, disseram as nações em uma declaração conjunta.
Os bancos russos são responsáveis por cerca de 1% das transações SWIFT, o que representa cerca de 5% da renda nacional da Rússia.
Cortar os bancos russos do sistema financeiro global terá impactos negativos não apenas sobre a Rússia, mas também sobre os países ocidentais.
O que é SWIFT?
A Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (SWIFT) facilita as transações financeiras internacionais. Quase 42 milhões de transações são realizadas diariamente. Este sistema é particularmente vital para o mercado de ações e para as empresas multinacionais.
Mais Sanções
No início desta semana, os EUA anunciaram sanções econômicas contra a Rússia. Cinco grandes bancos russos já foram sancionados. Estas instituições financeiras não poderão fazer negócios com os Estados Unidos e os estados membros da União Européia, de acordo com o presidente americano.
Com estas sanções, os cinco bancos russos não poderão negociar em dólares, euros, libras esterlinas e ienes japoneses. Isto deve limitar a capacidade da Rússia de desenvolver seu arsenal militar, esperam Biden. Os bens de certos oligarcas russos detidos nos Estados Unidos, estimados em mil bilhões de dólares, também serão congelados, disse Joe Biden em uma coletiva de imprensa na Casa Branca na terça-feira. O chefe de Estado americano denunciou “flagrantes violações das leis e tratados internacionais por seu homólogo russo Vladimir Putin, que, segundo ele, “rejeita todos os esforços de boa fé para dialogar” para evitar a guerra na Ucrânia. Putin é o agressor. “Putin escolheu a guerra. Agora ele e seu país devem pagar as conseqüências”, martelou o presidente democrata.

Pages