fbpx

Guerra na Ucrânia: combates seguem em Mariupol e Biden encontra ucranianos – 26/03/2022 – Mundo

CTN News

 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniu neste sábado (26) em Varsóvia com os ministros ucranianos das Relações Exteriores, Dmitro Kuleba, e da Defesa, Oleksi Reznikov, em seu primeiro encontro presencial com autoridades de primeiro escalão do país desde o início da guerra no Leste Europeu.

Biden, acompanhado dos secretários de Estado, Antony Blinken, e da Defesa, Lloyd Austin, expressou seu “compromisso inabalável com a soberania e a integridade territorial da Ucrânia”, afirmou o porta-voz da diplomacia americana, Ned Price, após o encontro.

Kuleba relatou a repórteres que os EUA prometeram mais ajuda e cooperação para a defesa e a segurança da Ucrânia. “O presidente Biden disse que o que está acontecendo vai mudar a história do século 21. Vamos trabalhar juntos para garantir que essa mudança seja a nosso favor, a favor da Ucrânia, a favor do mundo democrático”, disse ele.

Mais tarde, após se encontrar com o presidente da Polônia, o americano disse duvidar que a Rússia tenha mudado sua estratégia no conflito. Nesta sexta, o Ministério da Defesa de Moscou disse que “cumpriu quase toda a primeira fase da guerra” e que, agora, concentrará esforços no que chamou de “libertação” da região do Donbass.

Kuleba afirmou também que a reunião discutiu em detalhes o caso de Mariupol. Neste sábado, novos combates foram registrados, na região, inclusive no centro da cidade portuária há semanas sob cerco e bombardeios russos. O prefeito Vadim Boichenko afirmou que a situação continua crítica, e o presidente Volodimir Zelenski a comparou com a vivida pela cidade síria de Aleppo, destruída na guerra civil do país.

Em pronunciamento transmitido na TV estatal, a vice-primeira-ministra do país, Irina Vereschuk, alegou que 100 mil civis ainda precisam ser retirados de…

Leia o artigo completo AQUI