fbpx

Grande apreensão de armas de fogo e munições em Port-de-Paix, a Polícia Nacional confirma e dá mais pormenores

CTN News

As autoridades policiais e judiciais da cidade de Port-de-Paix realizaram uma operação em grande escala na sexta-feira 1 de Julho de 2022. A Polícia Nacional Haitiana informou no sábado que 120.000 cartuchos foram confiscados no cais da cidade, distribuídos em 157 caixas, das quais 114.000 eram de calibre 5,56, 2.000 de calibre 9mm, e 4.000 de calibre 7,62, em vez da apreensão de 128 caixas contendo mais de 700 munições de diferentes calibres, inicialmente anunciada pelo comissário governamental de Port-de-Paix, Sr. Michelet Virgile, no dia anterior.


A PNH informou que tinha revistado a casa de Edy Lafrance, com o apoio de agentes aduaneiros, confirmando a apreensão de duas (2) pistolas de 9mm, um revólver de 38 calibres, além de acessórios (revistas, estojos), dinheiro, em moeda estrangeira e local, 3,890 dólares americanos e 814,343 gourdes. Segundo as informações iniciais, as armas descobertas pela polícia foram importadas dos Estados Unidos e transportadas para Port-de-Paix a bordo de um cargueiro chamado “Lilie””, disse a instituição policial em comunicado.

As forças policiais prenderam Fritz Jean Relus, sob as instruções do Procurador do Tribunal de Primeira Instância de Port-de-Paix, Sr. Michelet Virgile, por cumplicidade no tráfico ilegal de armas de fogo.

Marie Guirlène Estimable, Wilfrid Estimable e Edy Lafrance, suspeitos de estarem envolvidos nesta vasta operação de tráfico ilícito de munições, estão actualmente a ser procurados pelo departamento do DCPJ (Direcção Central da Polícia Judiciária), acrescenta a PNH.

A entidade de segurança pública indica que estas intervenções fazem parte da execução, pela Direcção Departamental do Noroeste, de um plano especial de segurança desenvolvido pelo Comandante-Chefe a.i. do PNH, Frantz ELBÉ. O objectivo é lutar contra “o grande banditismo e o crime em todas as suas formas”.

As forças da ordem no departamento do Noroeste têm estado muito activas nos últimos tempos. A 24 de Junho, detiveram quatro (4) indivíduos por tráfico ilegal de droga, numa operação conjunta com os seus irmãos em Artibonite.

Os indivíduos em questão foram apanhados em flagrante delito com sete (7) quilos de substância branca e um revólver de calibre 9mm, durante uma busca direccionada após informações relevantes sobre a provável existência de narcóticos a bordo de uma pick-up Nissan branca, sem matrícula, que se dizia transportar um carregamento de cocaína.
Os quatro (4) infractores foram interceptados pela UDMO do Noroeste que patrulha a secção Ti Bois-d’homme vulgarmente conhecida como VAR, por volta das 22:15h. Os agentes policiais da Artibonite juntaram-se rapidamente aos do Noroeste para assegurar a cena e tomar conta do caso, dado que a infracção foi cometida na jurisdição da Artibonite.

Há duas (2) semanas, a Direcção Departamental do Noroeste confirmou que tinham neutralizado nove (9) dos dez (10) bandos armados activos no departamento: sete (7) em Port-de-Paix, um (1) na comuna de Bassin Bleu e um (1) na comuna de Saint Louis du Nord.