Participando na assembleia geral da organização sociopolítica Iniciativa patriota Marien na quarta-feira 10 de Agosto de 2022 na comuna de Sainte-Suzanne, o presidente eleito do Acordo de Montana, o economista Fritz Alphonse Jean, pediu à população que continuasse a mobilizar-se a fim de tomar o poder.
O ex-governador do banco central, que afirmou ser a favor da negociação desde a sua eleição, acredita que o poder desempenha um papel importante nas conversações com o governo para conseguir que as coisas sejam feitas. “Ninguém vos trará poder sem uma demonstração de força”, explicou Fritz Alphonse Jean.
Segundo o presidente eleito do Acordo de Montana, os atrasos no progresso das negociações com o poder de facto de Ariel Henry são o resultado da ausência desta força popular no alcatrão.
Fritz Alphonse Jean aproveitou a sua visita ao nordeste do país para interrogar aqueles que, segundo ele, utilizam jovens de zonas desfavorecidas para alimentar a insegurança, o rapto e o crime para fins eleitorais. Na opinião do economista, os jovens armados destes bairros populares não são os únicos responsáveis pela insegurança no país, devemos também olhar para aqueles que estão por detrás deles.
O ressurgimento da insegurança, rapto e criminalidade no país é contrário à vontade dos nossos antepassados, disse Fritz Alphonse Jean. “A imaginação colectiva dos nossos pais fundadores que faz do Haiti uma terra de liberdade para todos os seres humanos, independentemente da sua origem e nacionalidade, está a desaparecer quando raptamos pessoas para as escravizar”, lamentou o economista.
O presidente eleito do Acordo de Montana, Fritz Alphonse Jean, insistiu na necessidade de pôr em prática uma transição de ruptura capaz de restaurar a autoridade do Estado. “O Haiti é o pioneiro dos direitos humanos, é inconcebível que os direitos humanos sejam sistematicamente violados no país”, disse o político.
É de notar que as negociações entre os signatários do Acordo de Montana e o governo no poder estão paradas após três reuniões para definir um roteiro entre as duas partes.