fbpx

Estados Unidos anunciam sanções contra os financiadores de gangues no Haiti

CTN News

Enquanto uma delegação americana liderada pelo Subsecretário de Estado Brian A. Nichols se desloca ao Haiti para se encontrar com actores locais sobre a crise, a administração americana anunciou uma série de medidas para abordar a situação humanitária e de segurança no país.

Numa declaração do Secretário de Estado norte-americano Antony Blinken, os Estados Unidos dizem que querem dar o tom e sancionar à sua maneira aqueles que fornecem armas e munições aos bandos que semeiam o terror no país.

Antony Blinken é inequívoco, afirmando: “Estamos também a anunciar uma nova política de restrição de vistos ao abrigo da secção 212(a)(3)(C) da Lei da Imigração e Nacionalidade contra funcionários haitianos e outros envolvidos no funcionamento de bandos de rua haitianos e outras organizações criminosas que ameaçaram a subsistência do povo haitiano e estão a bloquear a assistência humanitária vital”.

Segundo a nota do Chanceler dos EUA, “tais acções podem também aplicar-se aos membros da família imediata destes indivíduos”.

Como identificar estas pessoas?

De acordo com Antony Blinken “neste momento, o governo dos EUA está a identificar um grupo inicial de indivíduos e os seus familiares mais próximos que podem estar sujeitos a restrições de vistos ao abrigo desta política.
Isto é para demonstrar que existem consequências para aqueles que incitam à violência e à agitação no país, enquanto ele diz, “continuamos a apoiar os cidadãos, organizações e funcionários no Haiti que estão empenhados em gerar esperança e oportunidades para um futuro melhor no seu país.